a
Todos os direitos reservados 2023
Cardoso Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Ibovespa se aproxima de 118 mil pontos com bancos e Petrobras

Cardoso Advogados Associados > Blog Cadv  > Artigos Jurídicos  > Legislação  > Ibovespa se aproxima de 118 mil pontos com bancos e Petrobras

Ibovespa se aproxima de 118 mil pontos com bancos e Petrobras

[ad_1]


O Ibovespa fechou em alta firme, bem próximo da marca de 118 mil pontos, com suporte do setor bancário e de exportadores de commodities. Dados de crédito e do mercado de trabalho por aqui ajudaram as ações de bancos, enquanto o ambiente relativamente tranquilo lá fora favoreceu as ações ligadas ao comércio exterior.
Após ajustes, o Ibovespa registrou alta de 1%, aos 117.807 pontos, com giro de R$ 15,5 bilhões – relativamente fraco em relação aos demais dias de dezembro, mas que indica a liquidez reduzida antes do feriado prolongado.
O que deu suporte hoje ao Ibovespa foi a valorização das ações do setor bancário e de exportadores de commodities, como Petrobras. No caso dos bancos, analistas consideram que os dados de crédito de novembro foram positivos ao mostrar ligeira queda de inadimplência, em 0,1 ponto percentual, para 2,2%, e aumento de 6,4% em concessões de crédito.
“Mais importante que crescimento da carteira, é inadimplência relativamente comportada”, explica Tiago Sampaio Cunha, gestor da Grou Capital. Ele aponta, ainda, que a geração de emprego mostrada pelo Caged ajuda na perspectiva de uma normalização do consumo ano que vem, principalmente quando o efeito do auxilio emergencial se dissipar. Isso também joga a favor de bancos, embora os dados da geração de emprego tenham efeito sazonal como contratações de fim de ano. “Não dá pra olhar esse dado de Caged de novembro de maneira isolada, sem o filme todo com dezembro. Tem muito efeito de contratação em novembro para as vendas de fim de ano, mas é um número bom”, acrescenta.
As ações ordinárias de Itaú Unibanco subiram 2,21%, enquanto as ordinárias de Bradesco ganharam 2,14% e as preferenciais avançaram 2,29%. Já as ordinárias de Banco do Brasil tiveram alta de 1,65%.
Além disso, as ações de exportadores de commodities se beneficiam do ambiente relativamente tranquilo no exterior. A despeito das preocupações com a descoberta de uma cepa do novo coronavírus no Reino Unido nesta semana, o mercado tem se apoiado nas notícias do desenvolvimento de vacinas e estímulos à economia global. Com avanço nos preços de petróleo, Petrobras ON subiu 2,16% e a PN avançou 2,46%.
Mais cedo, a estatal informou que pretende racionalizar sua presença internacional em 2021 e, para isso, fechará escritórios no exterior. Além disso, ontem à noite, a Petrobras informou que assinou contratos de longo prazo com a Braskem para o fornecimento de nafta petroquímica para a unidade industrial do Estado de São Paulo e para o fornecimento de etano e propano para a unidade do Rio de Janeiro. Assim, Braskem PNA exibia avanço de 0,74% no fim do pregão.
Entre as maiores altas do dia estiveram os papéis preferenciais da Gol (5,32%) e da Azul (6,89%), que se recuperam após a forte pressão dos últimos dias devido à descoberta de uma nova cepa do vírus causador da covid-19 no Reino Unido. As ações ordinárias da CVC também se beneficiaram do movimento e tiveram alta de 2,21%.
Outro destaque, pelo segundo dia consecutivo, foi PetroRio ON que subiu 10,81% após a empresa anunciar alongamento de dívida e aquisição de uma sonda.

Viktor Hanacek

[ad_2]

Source link

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.