a
Todos os direitos reservados 2022
Cardoso & Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Assim como um mandacaru de Alagoas, Renan Calheiros sobreviveu à estiagem

Cardoso Advogados Associados > Covid  > Assim como um mandacaru de Alagoas, Renan Calheiros sobreviveu à estiagem

Assim como um mandacaru de Alagoas, Renan Calheiros sobreviveu à estiagem

Mandacaru é um cacto muito resistente à seca. Comum na paisagem do Nordeste brasileiro pela força de germinar nos solos mais pobres e hostis a todo tipo de vegetação.

No sertão, a planta sobrevive a longos períodos de estiagem. Sem folhas e com as ramificações verdes que lembram candelabros, afasta animais esfomeados com seus longos e cortantes espinhos. Tem bela flor e fruto, mas sua marca são mesmo os espinhos.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) é um sertanejo muito resistente. Ficou os últimos anos sem sombra e exposto à seca após a derrota sofrida para o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) em disputa pela presidência do Senado. O governo Jair Bolsonaro preteriu Renan, símbolo da velha política.

As portas do Palácio do Planalto estavam fechadas para ele, assim como os ministérios e ramificações importantes para a sobrevida de políticos do agreste.

Renan é uma espécie de mandacaru da política. Sobreviveu à longa estiagem. Recentemente, retirou um nódulo dos rins. Estava sobrevivendo à pandemia enquanto milhares morrem.

Eis que, de hora para outra, chove na horta de Renan uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as ações do governo durante a pandemia. E ele se torna relator. 

Os espinhos são as marcas do mandacaru. E Renan é uma especie de mandacaru da política com longos e afiados espinhos. É bom o governo reforçar o gibão e a perneira para enfrentar essa travessia.

* Márcio de Freitas é analista político da FSB Comunicação

Siga Bússola nas redes: Instagram | LinkedinTwitter  |   Facebook   |  Youtube