a
Todos os direitos reservados 2023
Cardoso Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Bolsonaro diz que discutirá preço dos combustíveis com Petrobras

Cardoso Advogados Associados > Blog Cadv  > Artigos Jurídicos  > Legislação  > Bolsonaro diz que discutirá preço dos combustíveis com Petrobras

Bolsonaro diz que discutirá preço dos combustíveis com Petrobras

[ad_1]


Pressionado por caminhoneiros sobre a alta no preço do diesel, ele defendeu transparência sobre a composição dos preços e prometeu cobrar explicações também de Castello Branco O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje que vai discutir com ministros e o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, a possibilidade de apresentar um projeto ao Congresso tornando fixo o percentual de ICMS sobre combustíveis. Pressionado por caminhoneiros sobre a alta no preço do diesel, ele defendeu transparência sobre a composição dos preços e prometeu cobrar explicações também de Castello Branco.

“Gostaríamos que Congresso aprovasse lei dizendo que ICMS vai incidir sobre preço do diesel na refinaria ou tenha valor fixo”, afirmou Bolsonaro, durante live em redes sociais. Mudanças na tributação dos combustíveis que acarretem queda no preço final estão entre as reivindicações de caminhoneiros, que nos últimos dias ameaçaram entrar em greve. “Toda vez que aumenta o diesel os governadores ganham mais, é justo?”, questionou Bolsonaro.

O assunto será discutido amanhã no Planalto. Na agenda do encontro marcado para as 9h estão previstas as presenças dos ministros Paulo Guedes (Economia), Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Braga Netto (Casa Civil) e Secretaria de Governo (Luiz Eduardo Ramos), além de Castello Branco.

“Amanhã tem que sair [da reunião] proposta para preço fixo do ICMS”, bradou.

Durante a transmissão, Bolsonaro repetiu que está disposto a tentar zerar a incidência de PIS/Cofins sobre o diesel, mas tem dificuldade em reduzir impostos por exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal de compensar a perda de receita.

Ao se referir sobre o preço nas refinarias, ele disse que também cobrará explicações de Castello Branco pois não aceita o argumento de que o combustível no Brasil é barato, na comparação com demais países do G-20 e do Brics, e acha que é necessário haver “previsibilidade” sobre o preço do diesel.

“Não dá para caminhoneiro pegar uma carga e no meio do caminho aumentar o preço [do diesel]”, disse.

Bolsonaro chegou a questionar em sua fala o futuro da Petrobras como estatal. “Petrobras é uma empresa importante, tem que ser privatizada ou não? Qual a sua opinião?”, afirmou, sem esclarecer se o tema está, de fato, em pauta.

Antônio Barra Torres, presidente da Anvisa, acompanhou live de Jair Bolsonaro
Reprodução

[ad_2]

Source link

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.