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P&G lança projeto de inclusão Racial 360°

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P&G lança projeto de inclusão Racial 360°

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O projeto promove e reúne iniciativas de inclusão étnico-racial que permeiam quatro esferas: colaboradores, suas marcas, parceiros de negócios e o compromisso com a comunidade A Procter & Gamble (P&G) está lançando neste mês o projeto Racial 360°, que promove e reúne iniciativas de inclusão étnico-racial que permeiam quatro esferas: colaboradores, suas marcas, parceiros de negócios e o compromisso com a comunidade.
Embora o projeto seja lançado agora, a presidente da subsidiária brasileira da companhia de bens de consumo, Juliana Azevedo, explica que alguma das iniciativas que compõem o programa começaram a ser pensadas há dois anos, quando passou a pedir que os candidatos às vagas identificassem sua raça. Naquele momento, a empresa percebeu que não conseguia atrair muitos talentos negros para seus processos seletivos.
“A pandemia nos fez colocar o pé no acelerador com as pautas de cidadania. Nós temos a consciência de que a jornada ainda é longa, temos muito o que fazer. Mas nosso compromisso é sério e veio para ficar”, disse Juliana na apresentação do projeto à imprensa.
“P&G Para Você”
Algumas das iniciativas já estão em prática há alguns meses, como o programa “P&G Para Você”. Ele busca impulsionar a trajetória dos estagiários da companhia, com aulas de inglês e mentoria, de modo a ampliar a contratação de jovens negros e mantê-los na companhia a longo prazo.
Em 10 meses do lançamento do programa a organização já absorveu 25% dos seus participantes. Além disso, a companhia também fechou parcerias com os coletivos negros das universidades e com a Empregueafro.
Na frente de colaboradores, a empresa já colhe alguns frutos. Dos quatro mil funcionários, 32% são pretos e pardos e estão majoritariamente concentrados nas funções de manufatura. No entanto, a empresa já conseguiu ampliar em 63% o número de funcionários negros no setor administrativo, nos últimos dois anos. Hoje, eles são cerca de 13% do quadro de colaboradores do escritório da P&G, em cargos de gerência e diretoria.
Uma das principais novidades anunciadas junto com o Racial 360º é o lançamento da 2.ª onda da Aceleradora P&G Social, que tem o objetivo de alavancar o desenvolvimento de empresas fundadas e geridas por negros. Junto com o Movimento Black Money e a Integrare será oferecido um programa de desenvolvimento para criar condições de reparações estruturais contribuindo com empreendimentos de pessoas negras no mercado de trabalho. Serão ofertadas pelo menos 10 vagas no site da iniciativa (https://try.descubrapg.com.br/aceleradora-pg-social/) .
Mais apoios a projetos
O projeto também ampliou os esforços da 1.ª onda da Aceleradora P&G Social. A empresa anunciou apoio ao projeto Capacita-me, que tem como foco atender pessoas negras desempregadas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica com cursos gratuitos, fez uma parceria com a consultoria de diversidade e inclusão Tree para desenvolvimento de talentos negros, especialmente mulheres.
Além disso, a P&G fez um aporte financeiro na fintech Coletando, que, no final de outubro, realizou a implementação de dois ecopontos móveis no Pavão e Pavãozinho, as maiores comunidades do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão. Essa iniciativa, segundo a empresa, poderá gerar renda para 25 mil pessoas.

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