a
Todos os direitos reservados 2022
Cardoso & Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Podcast A+: Qual o papel da infraestrutura na retomada do crescimento?

Cardoso Advogados Associados > Covid  > Podcast A+: Qual o papel da infraestrutura na retomada do crescimento?

Podcast A+: Qual o papel da infraestrutura na retomada do crescimento?

Por Bússola

O novo episódio do Podcast A+ traz o debate promovido pela Bússola sobre o papel do setor de infraestrutura na recuperação pós-pandemia.

Num cenário econômico cercado de incertezas trazidas pela Covid-19, o caminho para a retomada do crescimento passa certamente por investimentos em infraestrutura. O desenvolvimento do setor gera empregos, aumenta a arrecadação e traz ganhos de produtividade para o Brasil, que ocupa ainda a posição de nº 78 entre 141 países no ranking de infraestrutura do Relatório de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial.

Com a redução do estoque de infraestrutura de 58,3% em 1984 para 36,1% do PIB em 2019, o índice brasileiro é hoje metade da média mundial. Estudo do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (SINICON) mostra que, para se equiparar ao resto do mundo, o país tem que triplicar os investimentos anuais em infraestrutura durante os próximos 20 anos, saltando de 1,71% do PIB em 2019 para 4,8% do PIB.

Diante do agravamento da situação fiscal do Brasil na pandemia, com menos recursos públicos disponíveis, a ampliação dos investimentos depende cada vez mais da participação do setor privado. E essa é a missão do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) do governo federal: fortalecer a integração entre Estado e iniciativa privada, com oferta de projetos de concessão que desenvolvam a infraestrutura nacional e melhorem a prestação de serviços para a população.

O bem-sucedido leilão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) no fim de abril, a maior concessão de saneamento do país, com arrecadação de R$ 22,6 bi, é um exemplo de como os setores público e privado podem trabalhar juntos para ampliar a infraestrutura e destravar investimentos. E, para isso, apontam os especialistas, é fundamental promover um ambiente de negócios favorável no país, com transparência e segurança jurídica. Daí a importância da aprovação de projetos de novos marcos regulatórios para o setor, como o marco legal do saneamento.

Quais os desafios e as oportunidades para a infraestrutura avançar e liderar a recuperação econômica do Brasil? Em uma hora de live no YouTube da Exame, lideranças do mercado e representantes do governo conversaram sobre o futuro do setor. O bate-papo reuniu Cláudio Medeiros, presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (SINICON); Bruno Westin, secretário Especial Substituto do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), do governo federal; e Venilton Tadini, presidente-executivo da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib). O secretário de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro, Nicola Miccione, participou do início do debate e falou na abertura sobre o leilão da Cedae. A mediação é do jornalista Rafael Lisbôa, diretor da Bússola.

Escute abaixo o episódio, e ainda pelo Spotify ou Apple Podcasts. A edição é de Guilherme Baldi.

O Podcast A+ faz parte da plataforma Bússola, uma parceria entre a Revista Exame e o Grupo FSB.

Assine os Boletins da Bússola

Siga Bússola nas redes:  InstagramLinkedin  | Twitter  |   Facebook   |  Youtube 

Mais da Bússola: