Unicamp vai validar testes de saliva para Covid-19 com resposta em até 20 minutos; parceria é com empresa do Japão
A Unicamp já recebeu 720 kits da empresa japonesa Eiken Chemical, produtora de testes diagnósticos. Processo de validação deve ser concluído em seis meses. Unicamp vai validar testes de saliva para Covid-19 com resposta em até 20 minutos
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vai validar testes que usam a saliva para diagnosticar a Covid-19 com resultado que sai em até 20 minutos. Os exames foram produzidos pela empresa japonesa Eiken Chemical, que fechou uma parceria com a universidade campineira.
Os novos exames podem ajudar no controle da pandemia do novo coronavírus. Ao todo, 720 kits já vieram do Japão para Campinas, confirmou a instituição nesta quarta-feira (9). A tecnologia usada na validação do diagnóstico é mais rápida e barata, de acordo com a Unicamp, e é denominada Lamp.
Testes de diagnóstico da Covid-19 por saliva vieram de Japão e passam por validação na Unicamp, em Campinas
Giuliano Tamura/EPTV
A validação científica dos testes será feita pelo Laboratório de Epidemiologia Molecular e Doenças Infecciosas (LEMDI) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O método também é mais simples de ser feito, se comparado à coleta da secreção nasal no exame PCR.
Coordenador desse trabalho e pesquisador do HC da Unicamp, Plínio Trabasso, afirma que há duas grandes vantagens com a testagem por saliva: a possibilidade de testes em massa, por ser um material de mais fácil acesso para coleta, e também pode ser realizado com populações especiais.
“Por exemplo, pacientes transplantados de medula óssea, pacientes com leucemia, que têm uma dificuldade maior para obtenção do material normal, que é o SWAB de nasofaringe”, explica.
Curva mostra infecção
O equipamento usado na validação faz a leitura da saliva e indica, por meio de uma curva em tempo real, se a pessoa está infectada no momento, como mostra a foto abaixo. Caso o resultado seja negativo, a linha apareceria contínua na parte mais baixa da tela.
Os cientistas começam agora a verificar o grau de exatidão dos diagnósticos e a previsão é que o processo seja concluído dentro de seis meses.
Equipamento usado na Unicamp faz leitura de teste de Covid-19 para validação de exame
Giuliano Tamura/EPTV
Veja mais notícias da região no G1 Campinas