a
Todos os direitos reservados 2023
Cardoso Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Nasa anuncia que vai revisar nomes de planetas, estrelas e galáxias que podem ser preconceituosos

Cardoso Advogados Associados > Covid  > Nasa anuncia que vai revisar nomes de planetas, estrelas e galáxias que podem ser preconceituosos

Nasa anuncia que vai revisar nomes de planetas, estrelas e galáxias que podem ser preconceituosos


Agência espacial americana não se referirá mais à nebulosa NGC 2392 como ‘nebulosa esquimó’, termo colonial de história racista imposto a povos indígenas das regiões árticas. Especialistas em diversidade, inclusão e igualdade irão prestar consultoria.
NGC 2392 não será mais chamada de ‘nebulosa esquimó’ pela Nasa
Nasa
A agência espacial americana (Nasa) anunciou nesta quarta-feira (5) que irá revisar o nome de objetos cósmicos, como planetas, galáxias, nebulosas e estrelas, para não usar mais apelidos preconceituosos.
O primeiro caso identificado e que não será mais utilizado pela agência é o da “nebulosa esquimó”, a NGC 2392, restos de uma estrela parecida com o Sol. A palavra “esquimó” é vista como um termo antigo com uma história racista, usado de forma imposta contra indígenas das regiões árticas.
Par de galáxias NGC 4567 e NGC 4568
Nasa/Johannes Schedler
A Nasa também não usará mais o termo “galáxia dos gêmeos siameses” para se referir ao par de galáxias formado por NGC 4567 e NGC 4568, encontrado no Cluster Virgo Galaxy. No futuro, de acordo com a agência, deverão ser utilizados apenas nomes oficiais escolhidos pela União Astronômica Internacional, sem apelidos sem aprovação.
“Apoio a nossa reavaliação contínua dos nomes pelos quais nos referimos a objetos astronômicos”, disse Thomas Zurbuchen, administrador-associado da Diretoria de Missões Científicas da Nasa, em Washington.
“Nosso objetivo é que todos os nomes estejam alinhados com nossos valores de diversidade e inclusão. Trabalharemos proativamente com a comunidade científica para garantir isso. A ciência é para todos, e todas as facetas do nosso trabalho precisam refletir esse valor.”
Especialistas em diversidade, inclusão e igualdade irão prestar consultoria à agência americana para detectar casos inapropriados e solicitar a exclusão do uso pela instituição, seus cientistas e funcionários, de acordo com a Nasa.
VÍDEOS DE ASTRONOMIA
Nebulosa da Lagoa é retratada em filme feito com imagens do telescópio Espacial Hubble
Cientistas estudam buraco negro no centro da galáxia
Nasa descobre 8º planeta orbitando estrela fora do nosso sistema solar

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.