Vacina russa não faz parte do portfólio de candidatas do grupo internacional Covax, informa OMS
Entidade afirmou que ainda não recebeu informações sobre a vacina das autoridades russas. Vacina russa é questionada pela comunidade internacional porque se sabe pouco sobre sua eficácia
Jornal Nacional
Nesta quinta-feira (13), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a vacina russa, registrada esta semana pelo governo de Vladimir Putin, não faz parte do portfólio de vacinas candidatas do Covax, grupo internacional que negociará o produto para vários países.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Gebreyesus, informou que o portfólio tem as vacinas candidatas que estão passando pelas fases 2 e 3 dos testes clínicos.
“Nove vacinas candidatas contra a Covid-19 já estão no portfólio Covax, que passando por testes de Fase 2 ou 3”, disse Tedros.
OMS diz que Rússia não precisa de sua aprovação para registrar a vacina
O diretor-geral assistente da OMS, Bruce Aylward, lembrou que existem mais de 160 vacinas sendo desenvolvidas em diferentes estágios até o momento, mas que a vacina russa não está nas últimas fases de desenvolvimento.
“A vacina russa não faz parte do portfólio Covax. A vacina russa não faz parte das 9 vacinas”, informou Bruce Aylward.
Bruce informou que a OMS está em contato com o governo russo para obter informações do desenvolvimento da vacina. “No momento, não temos informações. Estamos pedindo informações às autoridades russas”, disse.
Novos surtos na Espanha suscitam temores de 2ª onda na Europa
“O desenvolvimento de vacinas é longo, complexo, arriscado e caro”, complementou Tedros.
Paraná negocia convênio com estatal russa para testes de vacina russa
Initial plugin text