a
Todos os direitos reservados 2023
Cardoso Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Covid-19: OMS espera começar a vacinação nos países mais pobres em fevereiro

Cardoso Advogados Associados > Covid  > Covid-19: OMS espera começar a vacinação nos países mais pobres em fevereiro

Covid-19: OMS espera começar a vacinação nos países mais pobres em fevereiro


Bruce Aylward explicou que os produtores de vacina precisam colaborar com a aliança Covax. Na sexta (8), o diretor-geral da OMS pediu para os países pararem de fazer acordos bilaterais com os fabricantes dos imunizantes. Especialistas calculam mínimo necessário de pessoas imunizadas para conter a Covid
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta segunda-feira (11) que pretende começar a vacinação em países pobres e de renda média baixa em fevereiro, através da aliança Covax – uma iniciativa da organização para garantir o acesso equitativo a uma futura vacina da Covid-19.
“Estamos tentando acelerar a distribuição das vacinas. Esperamos começar em fevereiro no máximo de países, mas para isso precisamos da colaboração dos produtores de vacina para a aliança”, explicou Bruce Aylward, assessor sênior do diretor-geral da entidade.
‘Vacinas são bens públicos’, diz brasileira diretora da OMS
Aylward disse que a OMS está trabalhando com ações extraordinárias para acelerar esse prazo para janeiro, mas explicou que as vacinas estão indo para países de alta e alta/média renda e isso não está no controle da Covax.
Na sexta-feira (8), o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu que países parem de fazer acordos bilaterais com os fabricantes das vacinas. “O nacionalismo da vacina prejudica a todos nós e é autodestrutivo. Nenhum país é excepcional e deve cortar a fila e vacinar toda a sua população enquanto alguns ficam sem a vacina”.
Tedros disse que o mecanismo Covax e os países estão prontos para receber a vacina. “A hora de entregar as vacinas equitativamente é agora”.
A aliança Covax vai disponibilizar ao menos 2 bilhões de doses de vacinas até o fim de 2021 e 92 países pobres deverão ter acesso a 1,3 bilhão de doses ainda no primeiro semestre. O Brasil participa da aliança, mas não está na lista dos países mais pobres.
Profissional de saúde se prepara para aplicar a vacina da Pfizer e da BioNTech em Los Angeles, nos Estados Unidos, no dia 7 de janeiro de 2020
Lucy Nicholson/Reuters
Imunidade coletiva não deve ser atingida em 2021
Mesmo com o início da vacinação, o mundo não vai atingir a imunidade coletiva em 2021, alertou a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan.
“Mesmo com a proteção da vacina não atingiremos o nível de imunidade de rebanho em 2021. Se isso acontecer, será apenas em alguns países” – Soumya Swaminathan.
Imunidade pode exigir que quase 90% tomem vacina contra a Covid-19, diz imunologista-chefe dos EUA
Especialistas calculam mínimo necessário de pessoas imunizadas para conter a Covid
Swaminathan pediu paciência e reforçou que os países precisam continuar com as medidas de prevenção: distanciamento social, máscara e higiene das mãos. “Medidas de saúde pública, mesmo com o início da vacinação, precisam ser seguidas”.
VÍDEOS: Novidades sobre a vacina

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.