Novos passos de Cartago: marca da Grendene lança calçados e conteúdos digitais
A pandemia veio como um acelerador para várias marcas se voltarem ao digital. Foi o caso da Cartago, marca de calçados do grupo Grendene. Com expectativa para lançamento no digital até meados de agosto de 2022, a marca acabou lançando seu e-commerce no final de fevereiro deste ano. Em conversa com Casual, Alexandre Reis, Gerente de Marketing da Cartago, contou sobre os projetos e lançamentos da marca, e o designer João Freire, sobre o guia de estilo que criou para a coleção Montreal.
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Com um propósito de estilo (e vida) casual, a Cartago lançou a coleção Montreal junto com o e-commerce da marca. Com três calçados: uma slide (R$ 59,99), um chinelo de dedo (R$ 39,99), uma sandália tipo papete (R$ 79,99), a marca também procurou uma maior interação com seu público através do online. “Queremos inspirar e conectar as pessoas através das relações. As vivências sociais estão muito limitadas às relações digitais por conta da pandemia. Então, queremos contribuir com essas relações através de um bem estar, valorizando os círculos de amizades, do trabalho e da família”, conta Reis sobre os conteúdos apresentados nos últimos meses.
No ano passado, a marca lançou uma campanha digital para conectar pais e filhos no Dia das Crianças, através de uma plataforma com atividades pedagógicas para as crianças. “Com a finalidade de criar um momento de reunião entre as famílias”, comenta Reis. Foram mais de 10 mil downloads, número que sinalizou a marca para continuar na toada de conteúdos digitais.
O recém lançado e-commerce da Cartago vai na direção das outras marcas da Grendene como Rider, Melissa, Ipanema e outras. Iniciado em agosto de 2020, a gigante de calçados teve um avanço de 400% nesse canal, chegando a receita recorde de 1,029 bilhão de reais no quarto trimestre, com crescimento de 29,5% em relação ao trimestre anterior.
Para Paulo Pedó, diretor de negócios digitais da Grendene, “Mais do que o ponto de vista dos negócios, a nossa jornada digital é uma verdadeira transformação cultural no grupo. Cartago representa muito bem isso. A grande vantagem é que iremos aprender com as necessidades e o comportamento dos nossos próprios consumidores, o que possibilitará nos aprimorarmos ainda mais para as próximas versões”.
No final do ano passado, então, convidaram o professor e youtuber de yoga, Carlo Guaragna, para oferecer, através de vídeos tutoriais, atividades como exercícios de respiração e de yoga. “Nós verificamos que normalmente a carga de trabalho no final do ano está mais acentuada e as pessoas estão de alguma maneira mais aceleradas”, comentou Reis sobre a ação.
Agora, com o lançamento do e-commerce e os novos produtos, o conteúdo digital focou em um guia de estilo dos calçados, em que João Freire, designer de joias e consultor de moda masculina traz indicações de uso das sandálias abertas. “A coleção traz cores como o marinho, que é raro de encontrar em calçados, além do cinza escuro e o bege. Acredito que cada modelo se encaixa em uma ocasião. É possível utilizar as sandálias com uma camisa de linho ou calça, assim quis trazer uma proposta fora do comum, unindo moda e informação”, comenta Freire sobre os vídeos que produziu para o site e Instagram da marca. A campanha é estrelada também pelo ator Bruno Gissoni e pelo chef João Diamante.
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Freire adianta sua peça favorita da coleção, a sandália, que traz conforto na regulagem. “Com a pandemia, veio uma maior consciência de compra, e a busca por produtos que unam praticidade e conforto”, comenta.
Para 2021, Reis adianta que a marca trará uma campanha de Dia dos Pais com o tema da paternidade ativa, “sobre um pai contemporâneo que busca uma evolução no papel do homem perante a sociedade”.
Já para setembro, a marca irá focar na transparência quanto à sustentabilidade. “Há mais de dez anos a Grendene trabalha com o desafio de reduzir o consumo de água, de energia e a geração de resíduos por par de sapatos produzidos, obtendo sucesso”, finaliza Reis.
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