Estudo aponta relação entre o uso de anabolizantes e a diminuição de testosterona a longo prazo
Os cientistas observaram que, quanto maior o tempo de uso dos esteroides, mais baixos os níveis de testosterona, podendo causar a infertilidade nestes homens. O uso de anabolizantes pode comprometer a produção de testosterona e levar à infertilidade.
Pixabay
Um estudo da Universidade de Copenhague com fisiculturistas amadores mostrou que homens que utilizam ou utilizaram esteroides anabolizantes podem ter disfunção testicular por anos, mesmo após terem interrompido o uso da substância há mais de 2 anos. Em alguns casos, a substância levou à infertilidade.
Não é só musculação: conheça outros exercícios que ajudam a ganhar músculos
Músculo, ombro, joelho e lombar: saiba como as lesões mais comuns afetam quem frequenta a academia
O comprometimento da função testicular causada pelos anabolizantes afeta a produção da testosterona, o hormônio sexual masculino. Além de duradouro – o dano pode persistir por até 2 anos e meio após a interrupção do uso – o comprometimento da produção hormonal pode ser irreversível, causando infertilidade nestes homens.
Publicado na terça-feira (9) no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, o estudo acompanhou 132 homens entre 18 e 50 anos que fizeram ou fazem treinos de musculação de maneira recreativa. Eles foram divididos em três grupos: homens que nunca usaram anabolizantes; homens que utilizam a substância atualmente; homens que já utilizaram, mas pararam com os esteroides há quase três anos.
O grupo com o maior nível de testosterona foi o de homens que nunca usaram anabolizantes. Entre os que usaram ou usam atualmente a substância, os cientistas observaram que, quanto maior o tempo de uso, mais baixos os níveis de testosterona.
Uso de anabolizantes pode trazer sérias complicações à saúde
Demais efeitos
Além de disfunção testicular, o cientista chefe da pesquisa, Jon Rasmussen, alerta que os anabolizantes podem afetar diversos órgãos e, em alguns casos, levar à morte.
Os esteroides anabolizantes são variações sintéticas da testosterona feitas em laboratório. Seu uso também tem sido associado À diminuição do desejo sexual diminuído masculino, ereções fracas e contagens de espermatozoides baixas, além de crescimento dos seios e perda de cabelo.
Vídeos sobre Ciência e Saúde