Ibovespa não acompanha alta do exterior após dado da indústria decepcionar
O Ibovespa próximo da estabilidade nos primeiros minutos do pregão desta quarta-feira, 2, sem conseguir acompanhar o tom positivo do mercado internacional, que aguarda a divulgação do “livro bege” – relatório com o panorama dos membros Federal Reserve sobre o atual estágio da economia. Às 10h15, o principal índice da B3 subia 0,04% para 128.291 pontos.
No mercado local, investidores repercutem o resultado da produção industrial de abril, que saiu abaixo das expectativas. Divulgado hoje, o dado apresentou queda mensal de 1,3%, enquanto a expectativa era de de crescimento de 0,1%. Esta foi a terceira queda mensal consecutiva.
“Estes dados vem se contrapor aos dados do PIB do primeiro trimestre divulgados ontem e apontam que a recuperação econômica ainda é incipiente de certa forma”, diz em nota André Perfeito, analista-chefe da Necton.
O período foi marcado pela retomada de medidas de isolamento para conter a segunda onda do coronavírus. Ainda que pior que o resultado de março, houve um forte crescimento de 34,7% em relação ao mesmo período do ano passado, que capturou o auge da crise econômica do coronavírus.
Entre as ações com maior participação no Ibovespa, as ações da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR3/PETR4) acompanham a alta do mercado de commodities e ajudam a manter o índice no campo positivo. Por outro lado, as ações da própria B3 (B3SA3) pesam negativamente, caindo mais de 3%. No setor financeiro, as ações do Bradesco (BBDC3/BBDC4) também exercem pressão negativa, sendo negociadas em queda.