Ibovespa mantém estabilidade com mercado digerindo dados de inflação
O Ibovespa oscila próximo da estabilidade nesta terça-feira, 15, com investidores avaliando os últimos dados de inflação, enquanto esperam pela decisão de política monetária dos Estados Unidos, prevista para amanhã. Às 10h36, o principal índice da B3 subia 0,01% para 130.263 pontos
Divulgado nesta manhã, o índice de preço ao produtor americano (PPI, na sigla em inglês) voltou a sair acima do esperado, acelerando de 6,2% para 6,6% no acumulado de 12 meses. A expectativa era de que o indicador ficasse em 6,3%. Após a divulgação do PPI, o rendimento dos títulos americanos de 10 anos – convencionados como o principal medidor das expectativas de inflação no país – entrou em alta, mas sem se distanciar da marca de 1,5%.
O que ajuda a reforçar a crescente percepção de que a inflação dos Estados Unidos é temporária foi a queda mensal de 1,3% das vendas do varejo em maio, divulgada no mesmo instante do PPI. Por lá, as vendas não crescem desde março.
Na bolsa, as ações da PetroRio (PRIO3) sobem mais de 3% e lideram as altas do Ibovespa, impulsionado pela valorização do petróleo no mercado internacional. Com maior participação no índice, as ações da Petrobras (PETR3/PETR4) avançam cerca de 0,65% e ajudam a mantê-lo próximo da estabilidade.
No extremo negativo, as ações da Eletrobras (ELET3/ELET6) lideram as perdas, caindo mais de 2%. Embora haja a previsão de que o Senado vote a MP que destrava a capitalização da companhia, segundo O Globo, isso pode não ocorrer devido a desentendimentos entre os senadores sobre o conteúdo da proposta.