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Após 'Manto da Massa', Grupo End to End cresce e amplia atuação

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Após 'Manto da Massa', Grupo End to End cresce e amplia atuação

<span class="hidden">-</span>End to End/Divulgação

Ainda em 2020, quando foi criado, o Manto da Massa – ação conjunta do Atlético-MG com o Grupo End to End – gerou 100 mil camisas vendidas em apenas uma semana ou uma unidade comercializada a cada 7 segundos. Além de ter compras em todos os estados do Brasil, quatro países distintos também as fizeram.

O Manto da Massa é o segundo maior lançamento de camisas de clubes do mundo, atrás apenas da Juventus-ITA, na chegada de Cristiano Ronaldo. Agora, uma nova parceria impactante: o acordo entre End to End e BMG. A primeira agora será a responsável pelas ativações da marca nos clubes Atlético-MG, Barcelona, Corinthians e Vasco da Gama. O Esporte Executivo conversou com o CMO do Grupo End to End, Bruno Brum, sobre as ações passadas de sucesso e projeções para o futuro:

 

O Manto da Massa em 2020 foi uma das principais ações de marketing mundial do segmento esportivo. O que a versão 2021 apresenta de novidades?

Tem uma frase emblemática dentro da nossa empresa que diz “somos apaixonados por problemas, mas não apegados as nossas soluções”. E isso pauta muito a construção do Manto da Massa 2021. O que nos fez ter sucesso e chegar até aqui não necessariamente nos levará em diante. A campanha desse ano tem como principal característica o planejamento para aperfeiçoamento dos processos. A narrativa de comunicação ficou mais assertiva, as regras de negócio mais estruturadas, a plataforma de tecnologia para envio de desenho mais ajustada, as ativações digitais mais inovadoras, os servidores de checkout mais potentes e os acordos com parceiros de logística mais seguros. Estamos na expectativa de realizar uma grande campanha e com boa performance do lançamento ao pós-venda.

É sempre difícil superar um feito histórico, ainda mais de um ano para o outro. Quais são as expectativas da End to End e do Atlético para esta nova edição? Superar em números a marca de 2020?

Eu costumo dizer que em 2020 conseguimos criar um “viral”. Foram diversos fatores (inclusive a falta de jogos) que unidos, em um contexto específico, possibilitou que alcançássemos essa marca de mais de 100 mil camisas vendidas em uma semana. E isso é incontrolável, difícil de mensurar ou replicar. É mais do que a maioria dos clubes vende em uma temporada. Então eu sempre prefiro não criar metas. Mas como estamos falando de uma torcida igual a do Atlético, que é uma das mais engajadas do mundo, não podemos duvidar de nada. É o famoso “Eu acredito”. Desde que começamos nossa relação com o Galo, há pouco mais de um ano, a Massa tem nos surpreendido constantemente nas campanhas. Quem sabe a gente não consegue juntos fazer outro viral em 2021?

Bruno Brum – CMO End To EndEnd to End/Divulgação

O Manto da Massa é uma ação que gerou muita visibilidade para a empresa. Como foi o primeiro semestre da empresa em 2021?

Incrível. Acho que não tem outra palavra. Nos últimos 6 meses conquistamos mais de 6 novos clientes entre clubes e marcas interessadas em investir no futebol, aumentamos o faturamento em quase três vezes, dobramos o número de colaboradores e ganhamos o selo de Great Place to Work. Não poderia ser melhor. Assim que começou a pandemia ficamos muito receosos sobre como seria para nós, uma empresa que vive aglomeração, gerar entretenimento durante o período de crise. E estamos saindo no fim desse túnel muito maior do que entramos. Estamos muito animados com os próximos meses.

A End to End agora é a responsável pelas ativações da marca BMG em alguns clubes de futebol (Corinthians, Atlético, Vasco e Barcelona). Qual é a importância desse acordo para a empresa?

Para nós é uma felicidade muito grande poder ser escolhido pelo BMG, um dos maiores investidores da história do futebol Brasileiro, como parceiros para auxiliar nessa maximização dos ativos esportivos do banco. Mais do que qualquer importância comercial, o mais relevante para nós é o reconhecimento de que o caminho que temos trilhado tem sido reconhecido pelo mercado. E quando isso vem com o selo de uma empresa que investe no esporte há mais de 20 anos é muito gratificante, é revigorante

O que podemos esperar de novidades para o BMG em ativações nos próximos meses?

Uma relação cada vez mais próxima com o torcedor. Essa é nossa missão como empresa em todos os nosso clientes. Possibilitar que marcas, instituições e clubes se conectem com o indivíduo e os pequenos grupos que existem dentro da sua massa de torcedores com mais conhecimento, empatia e proximidade no relacionamento. É o torcedor como protagonista de verdade, na prática. O que vier além é resultado desse processo. E é nisso que acreditamos para potencializar ainda mais o trabalho do BMG.

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