a
Todos os direitos reservados 2023
Cardoso Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Anvisa divulga medidas emergenciais para evitar desabastecimento de medicamentos do 'kit entubação'

Cardoso Advogados Associados > Covid  > Anvisa divulga medidas emergenciais para evitar desabastecimento de medicamentos do 'kit entubação'

Anvisa divulga medidas emergenciais para evitar desabastecimento de medicamentos do 'kit entubação'


Agência reguladora simplificou processo de aprovação e distribuição de drogas hospitalares e cilindros de oxigênio usados para o tratamento de pacientes graves da Covid-19. Equipe de saúde cuida de paciente internado com Covid-19 na UTI do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, no dia 17 de março.
Miguel Schincariol / AFP
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou na sexta-feira (19) uma série de medidas para evitar o desabastecimento de medicamentos do chamado kit entubação e cilindros de oxigênio usados no tratamento de pacientes graves da Covid-19.
As “medidas regulatórias emergenciais” foram anunciadas depois que entidades médicas alertaram para o risco de falta de medicamentos para entubação de pacientes com Covid-19 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Brasil. Veja quais são as medidas:
simplificação de registro dos medicamentos, através de notificação
agilização para distribuição de medicamentos injetáveis
importação temporária de medicamentos não regularizados
produção de oxigênio medicinal em cilindros industriais
Com a decisão do órgão, hospitais e redes privadas poderão importar os insumos diretamente dos fornecedores. A agência também se comprometeu a avançar com a aprovação de registros em aberto para aumentar a oferta dos produtos no país.
Falta de estoques
Nesta sexta (19), a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) divulgou uma “carta aberta” na qual pede que o Ministério da Saúde tome medidas urgentes diante do risco de falta de medicamentos para entubação de pacientes com Covid-19 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Brasil.
Médicos alertam que escassez de remédios essenciais contra Covid-19 pode gerar número ‘assustador’ de óbitos
FNP pede ‘providências imediatas’ ao presidente diante da falta de oxigênio e medicamentos
80% dos entubados por Covid-19 morreram no Brasil em 2020
A Anahp disse ter realizado um levantamento em 18 de março junto aos seus associados e constatado que verificou a “clara a escassez de medicamentos essenciais”. A entidade listou seis medicamentos usados no procedimento de entubação, e três deles têm estoque médio de apenas quatro dias.
Reportagem em atualização.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.