Brasil tem maior tendência de alta nas mortes por Covid em mais de 75 dias, no dia em que supera meio milhão de vítimas

País contabiliza 500.868 óbitos e 17.881.045 casos, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa com dados das secretarias de Saúde. Curvas de mortes e de casos da doença apontam tendência de alta simultaneamente pela 1ª vez desde 27 de março. O Brasil registrou 2.247 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando neste sábado (19) 500.868 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 2.073 –pelo 4º dia seguido ficando acima da marca de 2 mil. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +27% e indica tendência de alta nos óbitos decorrentes do vírus.
No dia em que superou a trágica marca de meio milhão de vidas perdidas para a doença, o Brasil também registra sua maior tendência de alta nas mortes em mais de dois meses e meio. Desde o dia 2 de abril, quando a tendência foi de +35%, não se via um salto tão grande na média em relação a duas semanas atrás. É a terceira alta seguida no comparativo, e o quarto dia em que a média móvel fica acima de 2 mil mortos.
500 mil mortes: e agora?
Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h deste sábado. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.
Veja a sequência da última semana na média móvel:
Evolução da média móvel de óbitos por Covid no Brasil na última semana
Editoria de Arte/G1
Domingo (13): 1.997
Segunda (14): 1.970
Terça (15): 1.980
Quarta (16): 2.007
Quinta (17): 2.005
Sexta (18): 2.039
Sábado (19): 2.073
De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.
Onze estados apresentam tendência de alta nas mortes: PR, RR, CE, SP, AP, RJ, MG, GO, PB, RO, RS.
O estado de Roraima não divulgou novos dados de mortes neste sábado. Segundo a secretaria, o sistema estadual que centraliza os números de óbitos não é alimentado pelos municípios aos finais de semana e feriados.
Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 17.881.045 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 78.869 desses confirmados no último dia, maior número desde o começo da pandemia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 72.007 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +16% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de alta nos diagnósticos pela primeira vez após mais de 80 dias.
É a primeira vez que as curvas de mortes por Covid e de casos da doença apontam tendência de alta simultaneamente desde o dia 27 de março.
Mortes e casos de coronavírus no Brasil e nos estados
Mortes e casos por cidade
Veja como está a vacinação no seu estado
Brasil, 19 de junho
Total de mortes: 500.868
Registro de mortes em 24 horas: 2.247
Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 2.073 (variação em 14 dias: +27%)
Total de casos confirmados: 17.881.045
Registro de casos confirmados em 24 horas: 78.869
Média de novos casos nos últimos 7 dias: 72.007 por dia (variação em 14 dias: +16%)
Initial plugin text
Estados
Em alta (11 estados): PR, RR, CE, SP, AP, RJ, MG, GO, PB, RO, RS
Em estabilidade (12 estados e o DF): BA, MA, SE, PA, AL, AM, MS, TO, MT, PI, PE, SC, DF
Em queda (3 estados): RN, AC, ES
Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).
Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.
Vacinação
Balanço da vacinação contra Covid-19 neste sábado (19) aponta que 86,9 milhões de doses de vacina contra Covid-19 foram aplicadas no Brasil desde o começo da vacinação, em janeiro.
De acordo com os registros, 62.706.083 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, segundo dados divulgados até as 20h. O número representa 29,61% da população brasileira.
A segunda dose já foi aplicada em 24.243.552 pessoas (11,45% da população do país) em todos os estados e no Distrito Federal.
Veja a variação das mortes por estado
Estados com mortes em alta
Editoria de Arte/G1
Estados com mortes em estabilidade
Editoria de Arte/G1
Estados com mortes em queda
Editoria de Arte/G1
Sul
PR: +183%
RS: +19%
SC: -12%
Sudeste
ES: -41%
MG: +27%
RJ: +27%
SP: +31%
Centro-Oeste
DF: -15%
GO: +25%
MS: -1%
MT: -6%
Norte
AC: -29%
AM: +3%
AP: +28%
PA: +5%
RO: +21%
RR: +56%
TO: -3%
Nordeste
AL: +4%
BA: +15%
CE: +40%
MA: +12%
PB: +24%
PE: -10%
PI: -9%
RN: -26%
SE: +9%
Brasil
Sul
Sudeste
Centro-Oeste
Norte
Nordeste
Consórcio de veículos de imprensa
Os dados sobre casos e mortes de coronavírus no Brasil foram obtidos após uma parceria inédita entre G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal (saiba mais).
Veja vídeos de novidades sobre vacinas contra a Covid-19:
