a
Todos os direitos reservados 2023
Cardoso Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Covax enviará 280 milhões de vacinas contra a Covid às Américas em 2021 e 40 milhões devem chegar no primeiro semestre, diz Opas

Cardoso Advogados Associados > Covid  > Covax enviará 280 milhões de vacinas contra a Covid às Américas em 2021 e 40 milhões devem chegar no primeiro semestre, diz Opas

Covax enviará 280 milhões de vacinas contra a Covid às Américas em 2021 e 40 milhões devem chegar no primeiro semestre, diz Opas


Peru, Colômbia, El Salvador e Bolívia receberão um envio especial já em fevereiro. Subdiretor da entidade informou que mecanismo enviará doses dos laboratórios da Pfizer e AstraZeneca. Município do RJ começa vacinação de grupo prioritário, em 2 de fevereiro.
Lucas Machado
A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) informou nesta quarta-feira (3) que as Américas e o Caribe deverão receber, através do mecanismo Covax, 280 milhões de vacinas contra a Covid-19 até o final de 2021. Os primeiros países receberão as doses já nas próximas semanas, mas entidade não divulgou datas.
O subdiretor da Opas, Jarbas Barbosa, explicou que os envios iniciais serão feito em duas etapas: primeiro para quatro países da América Latina e depois para os demais.
Os primeiros a receberem as doses da Covax serão Peru, Colômbia, El Salvador e Bolívia. Eles foram selecionados, segundo Jarbas, por não terem feito acordos diretamente com os laboratórios para aquisição de vacinas e por apresentarem uma taxa de mortalidade alta nos últimos 28 dias.
As doses enviadas a estes quatro países serão da farmacêutica Pfizer e deverão chegar ainda em fevereiro.
“E uma ou até duas semanas, esses países serão os primeiros a receber as doses da Covax”, explicou Jarbas.
Para os demais países da região, como o Brasil, será enviado no primeiro semestre 40 milhões de doses da vacina do laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, produzidas na Coreia do Sul e na Índia. Este primeiro lote será suficiente para imunizar 3% da população de cada um dos países, de acordo com a Opas.
O enviou das doses da AstraZeneca não tem uma data porque, segundo Jarbas, a vacina ainda “está pendente de autorização para uso emergencial, que será dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”.
Imunização para 500 milhões
A diretora da Opas, Carissa Etienne, explicou que os países das Américas representam um quinto dos países que integram a Covax, mas é uma região com uma das maiores populações.
“As Américas precisam imunizar quase 500 milhões de pessoas, isso é um desafio”, disse Etienne.
“Vacinar primeiro os profissionais da saúde é a coisa certa e mais inteligente”, complementou a diretora.
De acordo com a Opas, mais de 18 milhões de pessoas se infectaram e 47 mil pessoas morreram de Covid-19 na última semana.
VÍDEOS:

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.