Entenda o que é a arremetida na aviação e por que ela é segura; vencedora do BBB Juliette relatou manobra
Condições meteorológicas ou mesmo a presença de obstáculos na pista podem levar o piloto a abortar o pouso, em um procedimento corriqueiro e normal na aviação civil. Veja perguntas e respostas. Manobra de arremetida de aviões
Elcio Horiuchi/Arte/G1
A campeã do Big Brother Brasil 21, Juliette Freire, relatou nesta segunda-feira (17) que o avião no qual ela e sua equipe viajavam precisou arremeter — ou seja, interromper o pouso — duas vezes. O relato deixou fãs preocupados, inclusive o economista Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, quarto colocado no BBB 21, que perguntou: “O que é arremeter?”
Juliette e Gil no Twitter
Reprodução/Twitter
Juliette, vencedora do “BBB21”
Divulgação
Juliette, seus fãs cactos e Gil do Vigor podem ficar tranquilos: a arremetida é um procedimento SEGURO e NORMAL na aviação. O piloto de avião Mateus Ghisleni explicou ao G1 o que isso significa:
“É um procedimento executado pelos pilotos na aproximação para o pouso em que se decide não mais pousar naquele momento. Isso pode acontecer tanto quando o avião ainda está voando quanto quando ele já tocou o solo”, diz.
“O piloto, então, decide que é mais seguro o avião voltar a voar do que continuar o pouso ou parar sobre a pista”, completa Ghisleni.
Assista abaixo ao VÍDEO de uma arremetida no Rio de Janeiro, em 2018
Com pista molhada, avião arremete no Aeroporto Santos Dumont
Juliette postou o relato nas redes enquanto chegava a São Paulo. O G1 entrou em contato com a assessoria da campeã do BBB 21 para saber em qual voo ela estava, qual o modelo da aeronave e em qual aeroporto a manobra aconteceu, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Veja abaixo perguntas e respostas sobre a arremetida de aviões
Por que aviões arremetem?
Avião se aproxima para o pouso
HAL9001/Unsplash
São vários os motivos que podem levar o piloto a decidir pela interrupção do pouso. Os mais comuns, segundo Ghisleni, são os seguintes:
Mudança repentina na direção ou na velocidade do vento
Chuva forte sobre o aeroporto
Presença de algum obstáculo na pista, como um animal ou mesmo pedras
“Turbulências muito fortes na aproximação também levam o piloto a decidir pela arremetida”, explica o especialista. “Às vezes o próprio controle de tráfego aéreo, na torre, pede para arremeter por algum procedimento como a medição da quantidade de água na pista”, enumera.
Neblina encobre a pista do aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de SP, em julho de 2018
Marília da Silva/Arquivo Pessoal
É seguro um avião arremeter?
SIM, muito seguro. Aliás, é uma manobra feita justamente para aumentar a segurança do voo, que já é alta. Muitas vezes, o piloto sequer seria obrigado a arremeter e poderia continuar normalmente o pouso, mas apenas por uma precaução adicional e para seguir os altos padrões das companhias, decide-se pela interrupção, explica Ghisleni, que dá outro exemplo:
“Às vezes, um piloto percebe que está descendo com velocidade um pouco mais alta do que o padrão. Vai acontecer algo grave se ele decidir pousar assim mesmo? Não. Mas, como a companhia estabelece uma outra velocidade padrão de decida, o piloto decide arremeter e voltar”.
Decolagem de avião
Unsplash/Dominik Scythe
Além disso, pilotos são frequentemente treinados para esse tipo de situação. De seis em seis meses, os profissionais passam por treinamentos em simuladores que ajudam na tomada de decisão e na melhor execução das arremetidas.
E se o avião arremeter mais de uma vez? Aí o piloto pode decidir aguardar outro momento para pousar ou pode alternar: isto é, voar até outro aeroporto. Isso é mais comum quando as condições meteorológicas não estão muito favoráveis: muita chuva, muito vento, muita névoa.
Nesse cenário, também não há motivo para preocupação: aviões que fazem voos comerciais regulares no Brasil precisam no plano de voo ter combustível suficiente para isso. É comum, inclusive, que as aeronaves tenham combustível para ir e voltar ao aeroporto de origem.
Com isso, o único transtorno para o passageiro será, provavelmente, o atraso na chegada. “O passageiro tem que ter em mente que, se o piloto resolveu não pousar e arremeter, é porque foi a melhor medida a ser tomada”, explica Ghisleni.
“Para muitos, pode não parecer. Mas, para quem trabalha no setor de aviação, arremeter é algo simples.”