a
Todos os direitos reservados 2023
Cardoso Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Grupo Pão de Açúcar divulga resultados na expectativa por divisão do Assaí

Cardoso Advogados Associados > Covid  > Grupo Pão de Açúcar divulga resultados na expectativa por divisão do Assaí

Grupo Pão de Açúcar divulga resultados na expectativa por divisão do Assaí

Em um ano difícil para boa parte do varejo, o Grupo Pão de Açúcar tem bons motivos para comemorar. O varejo de alimentos teve crescimento nas vendas em 2020, beneficiado pelo isolamento social, que aumentou as refeições feitas em casa, e pelo auxílio emergencial, que aumentou o poder de compra do brasileiro. Nesta terça-feira, após o fechamento do mercado, a companhia divulga resultados consolidados do ano, e deve mostrar números positivos mais uma vez.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

Os números vêm em um momento especial para a empresa. A varejista aprovou no final de dezembro o desmembramento de sua divisão de atacarejo, com a bandeira Assaí. A nova empresa terá ações negociadas na B3. Para os analistas do BTG Pactual, a operação, que deve ser concluída entre fevereiro e março, tem grande potencial para destravar valor para o GPA. O Grupo Pão de Açúcar tem hoje valor de mercado na ordem de 23,8 bilhões de reais na B3, e a ação subiu 19% desde o início de janeiro.

A expectativa do banco é que o GPA – com as divisões de multivarejo e Éxito – tenha receita líquida de 54,5 bilhões de reais em 2021, o que inclui 29,5 bilhões de reais apenas na divisão de multivarejo (um crescimento de 5% na comparação ano contra ano). Já para o Assaí, a expectativa é de 44 bilhões de reais em receita líquida em 2021 (alta de 23% na comparação ano contra ano).

A bandeira de atacarejo foi uma das grandes responsáveis pelo crescimento do GPA em 2020. No terceiro trimestre, a companhia teve lucro de 386 milhões de reais, alta de 152% em relação aos 153 milhões de reais registrados no terceiro trimestre de 2019. A receita líquida cresceu 57,4%, para 21,3 bilhões de reais no período.

Os dados do terceiro trimestre ainda mostram que a operação Assaí registrou alta de 18,1% nas vendas mesmas lojas e expansão do faturamento bruto de 33,4%. O segmento Multivarejo, que reúne bandeiras de supermercados, lojas de proximidade, além de postos de combustíveis e drograrias, teve alta de 7,7% nas vendas mesmas lojas no trimestre.

Para além do atacarejo, o GPA aposta forte no crescimento do e-commerce para crescer em 2021. A expectativa é chegar a um valor geral de vendas de 1 bilhão de reais em 2020 nas vendas de alimentos feitos pela internet, por seus sites ou aplicativos.

No terceiro trimestre do ano, o comércio eletrônico cresceu 240% em relação ao mesmo período do ano passado, ao ganhar 202% mais clientes. Os produtos perecíveis ampliaram sua participação na cesta de compras em 230%.

Em novembro, o Pão de Açúcar lançou seu marketplace que inclui parceiros grandes, como Ri Happy, Lego, Spicy, Cobasi, entre outros. A empresa sai de 15.000 itens disponíveis em seus sites para 30.000 itens em três meses e 400.000 em 2021.

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?
0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

 

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.