Ibovespa fica estável em dia de otimismo nas bolsas globais; dólar cai
O Ibovespa opera próximo à estabilidade nesta sexta-feira, 15, enquanto as bolsas globais avançam. O índice, no entanto, se encaminha para fechar a semana em alta, acumulando uma sequência positiva de três semanas.
O resultado é reflexo do otimismo nas bolsas globais, que subiram durante toda a semana embaladas por perspectivas de recuperação econômica. No pregão de hoje, investidores monitoram resultados econômicos positivos nos Estados Unidos e na China, que reforçam as perspectivas de recuperação econômica.
Quer saber qual o setor mais quente da bolsa no meio deste vaivém? Conheça a EXAME Invest Pro
Por aqui, a influência global que deu o tom positivo durante toda a semana perde força nesta sexta-feira. “A bolsa abriu levemente para cima mas não sustentou a alta. É um movimento de correção após dias de alta na bolsa. investidores estão colocando o lucro no bolso”, afirma Romero Oliveira, head de renda variável da Valor Investimentos.
Entre as preocupações domésticas estão o Orçamento para 2021, a CPI da Covid-19 e a pandemia. O impasse entre equipe econômica e Congresso em relação ao Orçamento de 2021 continua, e o prazo para que o presidente Jair Bolsonaro sancione o texto expira na próxima quinta-feira, dia 22 de abril.
Ainda no campo político, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou, na tarde de ontem, as condenações do ex-presidente Lula na Operação Lava Jato. Com isso, Lula se mantém elegível e pode se candidatar em 2022.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 também fica no radar, assim como o avanço da pandemia. O Brasil registrou 3.560 mortes pela doença nas últimas 24h.
Nos Estados Unidos, os contratos futuros dos índices americanos avançam dando continuidade aos recordes da véspera, quando dados de vendas no varejo e emprego vieram melhores do que o esperado. O Dow Jones superou pela primeira vez na história o patamar dos 34.000 pontos e o S&P 500 também renovou recorde ao registrar hoje alta de mais de 1%.
Na Ásia, os mercados fecharam em alta com a divulgação de dados econômicos chineses. O PIB da China subiu 18,3% no primeiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior, resultado ligeiramente abaixo das expectativas de um aumento de 19%, de acordo com analistas ouvidos pela Reuters.
As bolsas europeias seguem o otimismo global e também avançam nesta sexta, com o índice pan-europeu STOXX 600 a caminho de sua sétima semana consecutiva de alta — o que seria a maior sequência positiva desde maio de 2018.