Ibovespa futuro abre em queda e caminha para 6º pregão de perdas
O Ibovespa futuro abriu em queda nesta quarta-feira, 27, em linha com o mercado internacional, enquanto investidores aguardam o discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, posterior à decisão de juros. No Brasil, o risco fiscal segue no radar, com discussões sobre novos auxílios ganhando força em Brasília. Caso feche novamente em queda, este será o sexto pregão consecutivo de perdas.
Conheça o maior banco de investimentos da América Latina e invista com os melhores assessores
Entre as principais bolsas internacionais, a de Frankfurt se destaca negativamente, com queda superior a 1,5%, após o indicador do nível de confiança do consumidor sair abaixo do esperado na Alemanha. O mesmo ocorreu na França, onde o índice CAC 40 recua mais de 1%.
O tom negativo também predomina no mercado de câmbio. Com investidores buscando proteção em dólar, a moeda americana se valoriza contra todas as principais moedas emergentes, inclusive o real, que teve a melhor performance do mundo na véspera.
Sobre a decisão de juros nos Estados Unidos manutenção da taxa entre 0% e 0,25% é dada como certa. Mas há grandes expectativas para o que Powell irá dizer. Esta será a primeira coletiva pós-reunião do Fomc (equivalente ao Copom brasileiro) com Biden como presidente. Na última, Powell voltou a alertar sobre os riscos da pandemia à economia americana. Desde então, os pedidos de seguro desemprego atingiram os maiores patamares desde agosto, enquanto o relatório de empregos não-agrícolas, o payroll, revelou a primeira queda dos postos de trabalho desde abril.