Ibovespa futuro em alta com viés positivo no exterior; dólar cai a R$5,60
Quadro geral do dia às 9h10:
- Ibovespa futuro abre em alta de 0,21% aos 118.215 pontos
- Dólar inicia sessão em queda de 0,66% contra o real, e é negociado a 5,60 reais
- EUA: Dow Jones futuro avança 0,05%, S&P 500 futuro tem alta de 0,33% e Nasdaq futuro sobe 0,84%
- Índice pan-europeu STOXX600 registra alta de 0,38%
- Rendimento dos títulos de 10 anos do Tesouro americano recua a 1,647%
O Ibovespa futuro abre em alta nesta quinta-feira, 8, em linha com o viés positivo dos mercados no exterior. Os principais índices futuros americanos — Dow Jones, S&P500 e Nasdaq — operam em alta, assim como as bolsas europeias, com investidores dispostos a estender os ganhos registrados no pregão de ontem.
O índice americano S&P500 renovou seu recorde de pontuação máxima pela segunda vez na semana nos últimos minutos de negociação da véspera, com investidores interpretando a última ata do Federal Reserve (Fed, banco central americano).
O documento reforçou a postura do Fed em manter a política econômica de juros baixos e recompra de títulos “por algum tempo” enquanto a economia e o mercado de trabalho americano se recuperam.
Investidores devem ficar atentos a novos sinais do Fed por meio de discurso do presidente da instituição, Jerome Powell, que participa hoje, às 13h, de um painel sobre a economia global em evento do Fundo Monetário Internacional (FMI).
As bolsas asiáticas acompanharam o otimismo da véspera nos Estados Unidos e fecharam em alta, enquanto os mercados europeus também ficam no positivo após sinalização do Fed.
Por lá, as atenções se voltam ainda para o anúncio de reguladores da região sobre a vacina desenvolvida em parceria entre a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, que deve ser recomendada apesar da descoberta de novos e raros efeitos colaterais.
Por aqui, investidores devem continuar atentos às discussões sobre o Orçamento de 2021 e ao avanço da pandemia. O Brasil registrou 3.829 mortes por Covid-19 e 92.625 novos casos confirmados na quarta-feira, segundo dados do Ministério da Saúde.