Ibovespa futuro tem leve alta com expectativa de estímulos nos EUA
O Ibovespa futuro tem leve alta nesta quarta-feira, 20, com a expectativa de novos estímulos por parte do governo Joe Biden, que inicia oficialmente seu mandato hoje. Na última semana, o democrata revelou seu plano de 1,9 trilhão de dólares para a retomada da economia americana. Nos Estados Unidos, os índices futuros sobem, sinalizando um segundo pregão consecutivo de alta.
Quer saber qual o setor mais quente da bolsa para o ano que começa? Assine a EXAME Research
“Há uma esperança muito forte quanto aos novos estímulos nos Estados Unidos. Os mercados emergentes devem ser beneficiados, caso sejam confirmados”, afirma Bruno Musa, sócio da Monte Bravo.
Na véspera, Janet Yellen, indicada por Biden para o cargo de secretária do Tesouro, defendeu o pacote fiscal em sabatina no Senado e disse que o país não lutaria por um dólar fraco. A moeda, contudo, se desvaloriza nesta quarta contra as principais moedas emergentes, que sobem em meio ao apetite por risco no mercado internacional. Sem conseguir acompanhar o cenário externo, devido a temores fiscais e com a distribuição da vacina, o real busca sua primeira valorização na semana.
Internamente, investidores aguardam a primeira decisão do ano sobre a taxa de juros Selic. A ampla expectativa é de que Comitê de Política Monetária (Copom) mantenha a taxa em 2% ao ano. No entanto, a recente alta da inflação tem aumentado as pressões para uma elevação da taxa de juros no início do segundo semestre. Para parte do mercado, o forward guidance, que praticamente deu a garantia de que os juros permaneceriam baixos nos últimos meses, será retirado do comunicado pós-decisão.