Ibovespa não acompanha altas de NY pressionado por Vale
O Ibovespa oscila próximo da estabilidade nesta segunda-feira, 24, sem conseguir acompanhar o cenário internacional positivo. Às 10h20, o principal índice da B3 subia 0,03% para 122.636 pontos, enquanto os americanos Nasdaq, S&P 500 sobem mais 0,50% no mercado de futuros americano.
O que impede que o Ibovespa acompanhe o ritmo das bolsas de Nova York são as ações da Vale (VALE3). Com a maior participação no índice, os papéis da companhia recuam mais de 1% nos primeiros negócios do dia, após o preço do minério de ferro sofrer um novo tombo na China.
Nesta madrugada, o principal contrato de minério de ferro caiu 7% em Dalian e encerrou cotado a 163 dólares a tonelada, após o país alertar para “especulações excessivas no mercado”. Segundo o Financial Times, a agência de planejamento econômico da China alertou nesta que irá reprimir monopólios, a disseminação de informações e acumulações nos mercados de commodities. Desde as máximas do início do mês, o minério de ferro acumula queda de cerca de 20%.
Além da Vale, as ações das siderúrgicas CSN (CSNA3), Gerdau (GGBR4) e Usiminas (USIM5) sofrem com a desvalorização do minério de ferro, caindo mais de 2%.