Johnson diz que sua vacina contra Covid é eficaz contra variante delta
Diretor da J&J diz que imunizante da Janssen ‘oferece proteção duradoura contra a Covid-19 e provoca uma atividade neutralizante contra a variante delta’, que é mais transmissível. Vacina contra a Covid-19 da Janssen, do grupo Johnson & Johnson
Breno Esaki/Secretaria de Saúde do DF
A Johnson & Johnson anunciou na quinta-feira (1º) que sua vacina de dose única contra o coronavírus é eficaz contra a variante delta, com uma resposta imunológica que dura pelo menos oito meses.
A vacina da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, é aplicada em dose única. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o seu uso emergencial no Brasil em 31 de março de 2021.
O governo brasileiro comprou 38 milhões de doses da vacina, para serem entregues até dezembro deste ano, e ela já começou a ser aplicada no país.
Os anticorpos e as células do sistema imunológico de oito pessoas imunizadas com a vacina neutralizaram efetivamente a cepa delta, identificada pela primeira vez na Índia, segundo pesquisadores.
Um outro estudo, com 20 pacientes vacinados no Centro Médico Beth Israel de Boston, teve resultados parecidos (veja mais abaixo).
VEJA TAMBÉM:
Vacina da Janssen: 12 pontos sobre eficácia, proteção contra variantes, reações e prazo de validade do imunizante
Queda das mortes por Covid aponta indício do efeito da vacinação no Brasil; veja o que se sabe e os alertas
Que vacina é essa? Janssen (Johnson&Johnson)
“Acreditamos que nossa vacina oferece proteção duradoura contra a Covid-19 e provoca uma atividade neutralizante contra a variante delta”, afirmou o diretor científico da J&J, Paul Stoffels, em um comunicado da empresa.
O diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Janssen, Mathai Mammen, disse que os dados “dos oito meses estudados até agora” mostram que a vacina “gera uma forte resposta de anticorpos neutralizantes que não diminui”. “Na verdade, observamos uma melhora com o tempo”.
Os dados foram submetidos ao bioRxiv, um site de estudos científicos ainda não publicados e não revisados por outros cientistas.
Eficácia da vacina da Janssen
Os resultados dos testes clínicos da vacina da Johnson & Johnson, que é produzida pelo laboratório Janssen, foram publicados em abril no periódico científico “New England Journal of Medicine” Segundo a publicação, a vacina apresentou:
eficácia de 66% contra os casos moderados e graves da Covid-19
eficácia de 85,4% apenas contra os casos graves
100% de proteção contra hospitalização e morte por Covid após 28 dias da aplicação
Os dados de eficácia e segurança se baseiam em estudo com 43.783 voluntários em oito países de três continentes, incluindo o Brasil, com uma população diversa e ampla, sendo 34% dos participantes com mais de 60 anos de idade.
Segunda a FDA (agência de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos), a vacina teve eficácia geral de 72% no país.
Em fevereiro, a FDA informou que a vacina funcionou contra a variante beta, identificada pela primeira vez na África do Sul. Segunda a agência, a vacina da Janssen teve eficácia de 64% contra os casos moderados da variante e de 82% contra as formas severas.
Variante delta
A variante delta do coronavírus (B.1.617) vem preocupando especialistas, países e entidades por ser mais transmissível e afeta a eficácia das vacinas contra a Covid-19, principalmente se a pessoa tomou apenas uma dose (veja mais no vídeo abaixo).
Antes conhecida como variante indiana, a delta é uma das quatro cepas de preocupação global (VOCs, na sigla em inglês). As outras três são a alfa (variante britânica), a beta (sul-africana) e a gama (brasileira ou P.1).
Novas restrições tem sido decretadas em diversos países para conter a nova cepa, como na Austrália e na Rússia e em Portugal, no Reino Unido e na Itália. Israel, uma das nações com a vacinação mais adiantadas do mundo, voltou a exigir o uso de máscara em locais fechados.
LEIA TAMBÉM:
Variante delta: veja perguntas e respostas sobre transmissão, mutações, letalidade e vacinas
Dor de cabeça e corrimento nasal são sintomas associados à variante delta
É #FAKE que mortalidade da variante delta entre vacinados é seis vezes maior do que entre os não vacinados
Entenda por que a chegada da variante delta preocupa especialistas
No Brasil, a variante delta já causou ao menos duas mortes.
Ela foi identificada pela primeira vez na Índia em agosto e é apontada como uma das causas da explosão de casos e mortes entre abril e maio deste ano no segundo país mais populoso do mundo.
Desde então, a cepa disseminou-se pelo mundo todo e tem causado preocupação.
Um relatório do Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) estimou que ela pode chegar a representar 90% dos novos casos na União Europeia até o final de agosto.
VÍDEOS: novidades sobre vacinas contra a Covid-19