Ministério enfrenta 'incidente' em sistemas que afeta atualização de casos e mortes da Covid-19
Na quinta (5), ministério desligou sistemas de rede e e-mails após descobrir vírus em alguns computadores; nesta sexta, diversas tentativas fizeram com que níveis de segurança fossem aumentados e provocam lentidão nos sistemas usados para fazer o balanço de casos da doença. O Ministério da Saúde enfrenta desde quinta-feira (5) problemas em seus sistemas de informação. Os primeiros relatos do governo admitiam a “existência de vírus em algumas estações de trabalho”. Nesta sexta-feira (6), a pasta informou que outros problemas afetaram o balanço de casos e mortes por Covid-19.
A reportagem da TV Globo verificou que, nesta sexta, um grupo de invasores conseguiu realizar o que especialistas em segurança chamam de ‘pixação’: o acesso indevido a um repositório de arquivos de um site e a inclusão ou desfiguração de alguma página. Nenhum sistema atualmente em uso pelo ministério foi vítima desse ataque, que afetou apenas sistemas antigos e em fase de descontinuação.
Página que foi alvo de ações de invasores em base de dados antiga do Ministério da Saúde
Reprodução
Apesar de nenhum ataque ter concretizado o roubo de dados ou o acesso a informações sigilosas e sensíveis, as tentativas de invasão fizeram com que o ministério aumentasse as camadas de segurança em todos os sistemas. Uma das consequências é a instabilidade e a lentidão, o que compromete o balanço diário de casos e mortes a Covid-19.
Em nota divulgada no início da noite, o ministério afirmou que, “nesta sexta-feira (6), identificou incidente em páginas web, o que desconfigurou layouts”.
A nota diz ainda que “a questão está sendo tratada pela equipe do DataSUS, e as páginas estão sendo restabelecidas” e garantiu que “não foram afetados os dados nem os servidores da pasta, que estão preservados pelas medidas de segurança adotadas”.
A pasta diz estar “revisando todas as camadas de segurança dos sistemas de Informação do SUS, o que pode ocasionar intermitência nos sistemas e na disseminação de informações da saúde durante o fim de semana, com previsão de término até o próximo domingo (08/11)”.
Balanço de casos e mortes da Covid-19
Isso porque o balanço é feito com base em duas fontes: o sistema e-SUS Notifica, onde as prefeituras inserem informações sobre casos leves da doença, conforme eles são confirmados, e o Sivep-Gripe, onde são notificados os casos graves de pessoas hospitalizadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (com confirmação da doença, com a doença descartada ou ainda em investigação).
É no Sivep-Gripe também que as autoridades sanitárias são obrigadas a confirmar todas as mortes em decorrência da doença, ainda que a morte não tenha ocorrido em um hospital, o que é o caso da minoria dos óbitos.