Mundo registra mais de 5,2 milhões de novos casos de Covid em pior semana da pandemia, aponta OMS

Nos últimos sete dias, o número de mortes também aumentou. No fim de semana, países ultrapassaram os 3 milhões de mortos por complicações do coronavírus. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, em foto de 3 de julho
Fabrice Coffrini/Pool via Reuters
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta segunda-feira (19) que mais de 5,2 milhões novos casos de Covid-19 foram reportados à agência nos últimos sete dias. Essa é a pior contagem desde o início da pandemia.
“Na última semana, houve um aumento nos novos casos da Covid-19 pela oitava semana consecutiva, com mais de 5,2 milhões de casos reportados – o maior número em uma semana até agora”, disse Ghebreyesus em entrevista coletiva.
Segundo o balanço da agência de saúde das Nações Unidas, na última semana, 5.228.318 novas infecções foram registradas. O número é 13,9% maior que na semana anterior.
Antes, o recorde de novos casos em sete dias em todo o mundo tinha sido registrado na semana de 4 de janeiro (veja no gráfico acima). Foram 5.044.078 pacientes infectados.
Aumento no número de mortes
Ghebreyesus disse também que o número de mortes por coronavírus vem aumentando nas últimas cinco semanas – nos últimos sete dias foram 83.021, um aumento de 7% em relação à semana anterior.
“Números grandes podem nos deixar insensíveis”, disse Ghebreyesus. “Mas cada uma dessas mortes é uma tragédia para famílias, comunidades e nações.”
Ele relembrou que o primeiro 1 milhão de mortes aconteceu após nove meses de pandemia, em setembro do ano passado. Quatro meses depois, o mundo registrava 2 milhões de mortos, e em três meses alcançou a triste contagem dos 3 milhões.
3 milhões de mortes por Covid-19
Guilherme Luiz Pinheiro/G1
