a
Todos os direitos reservados 2023
Cardoso Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Mutação presente em três variantes consideradas mais transmissíveis já está na maioria dos casos de Covid em 6 estados, aponta Fiocruz

Cardoso Advogados Associados > Covid  > Mutação presente em três variantes consideradas mais transmissíveis já está na maioria dos casos de Covid em 6 estados, aponta Fiocruz

Mutação presente em três variantes consideradas mais transmissíveis já está na maioria dos casos de Covid em 6 estados, aponta Fiocruz


Pesquisadores analisaram mil amostras em 8 estados. Em apenas dois deles, a mutação associação às variantes do Brasil, do Reino Unido e da África do Sul não estava na maioria dos infectados. VÍDEO: o que já sabemos sobre a variante brasileira do coronavírus
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou nota nesta quinta-feira (4) na qual alerta para a alta prevalência de uma mutação associada às três variantes do novo coronavírus potencialmente mais transmissíveis (P1, identificada inicialmente no Amazonas, B.1.1.7, no Reino Unido e B.1.351, na África do Sul).
Mutação, variante, cepa e linhagem: entenda o que significam os termos ligados à evolução do coronavírus
Especialistas dizem que variante brasileira tem potencial de reinfectar quem já teve Covid
A mutação alvo da análise da Fiocruz é a E484K. Há suspeita de que ele ajude o Sars-Cov-2 a se tornar mais transmissível e ainda seja responsável pelo possível enfraquecimento da ação dos anticorpos humanos contra o vírus.
Em dois estados, Paraná e Ceará, o índice de prevalência da mutação E484K superou os 70% das amostras (veja mapa abaixo).
“Dos oito estados avaliados neste recorte apenas dois não tiveram prevalência da mutação associada às variantes de preocupação superior a 50 %: caso de Minas Gerais, com 30,3% das amostras testadas como positivo para a mutação e, Alagoas, com 42,6%. Nos demais estados, mais de 50% das amostras foram identificadas com a mutação associada às ‘variantes de preocupação’.” – Observatório Covid-19 Fiocruz
Prevalência da mutação analisada pela Fiocruz em oito estados.
Divulgação
Variante P.1 é predominante
A Fiocruz aponta que, embora o teste seja capaz de detectar uma mutação comum a três variantes, “há indicações de que a prevalência que está sendo observada nos estados esteja associada à P.1, uma vez que as outras duas variantes não têm sido detectadas de forma expressiva no território brasileiro”.
Novo protocolo de análise
A Fiocruz Amazonas desenvolveu a base técnica que permitiu esta análise. Ela é baseada em um novo protocolo do teste RT-PCR, capaz de identificar uma mudança no código do vírus que é comum às três variantes que mais geram preocupação entre os especialistas ao redor do mundo.
“O novo protocolo de RT-PCR já havia sido testado em janeiro, em 500 amostras do Amazonas, onde a taxa de prevalência da variante foi de 71%.”

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.