Pacientes com Covid-19 partem de Manaus para Goiânia em avião da FAB
Governo do Amazonas espera transferir total de 235 pessoas nos próximos dias. FAB transporta passageiros de Manaus para Goiânia
Mais 15 pacientes com Covid-19 foram transferidos de Manaus para Goiânia, na tarde desta segunda-feira (18). O grupo decolou do aeroporto Ponta Pelada, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB),
Além das transferências, a FAB informou que na manhã de segunda uma aeronave já trouxe 10 tanques de oxigênio comprimido e 1 usina de oxigênio para ajudar no abastecimento em Manaus.
Com o embarque, o número total de pacientes transferidos para outros estados chega a 92. A expectativa do governo é levar 235 pacientes para receber atendimento fora do Amazonas, mas não informa os prazos para essa transferência.
FAB transporta pacientes de Manaus para Amazonas
Divulgação
O embarque de passageiros para outros estados teve início na semana passada. Além da transferência para Goiás, 9 foram para Teresina (PI), 23 para São Luis (MA), 15 para Brasília (DF), 15 para João Pessoa (PB) 12 para Natal (RN) e outros três pacientes que foram para Rio Branco (AC) transferidos de Tabatinga.
O estado enfrenta colapso no sistema de saúde por falta de oxigênio em hospitais de Manaus, que estão lotados por conta do aumento recorde de internações por Covid. Com o caos na Saúde, pacientes começaram a ser levados a outros estados.
Caos na saúde
Com mais de 230 mil casos e 6 mil mortes, o Amazonas vive um caos no sistema de saúde com hospitais lotados. As unidades de saúde não têm oxigênio suficiente para todos os pacientes, o que fez o governo adotar medidas emergenciais para receber o insumo. O governo da Venezuela é um dos que enviou ajuda ao Amazonas.
A situação é tão dramática que, desde a semana passada, o estado está enviando pacientes para receber atendimento em outros estados. O transporte dos passageiros é feito em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), que foram adaptadas para essa finalidade.
Um decreto suspende as atividades econômicas não-essenciais até o dia 31 de janeiro. A circulação de pessoas em todos os municípios do Amazonas está restrita entre 19h e 6h.
VÍDEOS: relatos da crise da falta de oxigênio em Manaus
Initial plugin text