a
Todos os direitos reservados 2023
Cardoso Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Posso ser infectado pelo coronavírus ao tomar a vacina?

Cardoso Advogados Associados > Covid  > Posso ser infectado pelo coronavírus ao tomar a vacina?

Posso ser infectado pelo coronavírus ao tomar a vacina?


Não. Nenhuma das vacinas aprovadas contra a Covid é capaz de causar a doença. Entenda. Não. Nenhuma das vacinas aprovadas contra a Covid é capaz de causar a doença.
CoronaVac
A CoronaVac, que será fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan, é feita do vírus inativado, ou seja, “morto”. Portanto, ele não tem o poder de causar a Covid-19.
Outras vacinas de vírus inativado que já tomamos são a da gripe, a da hepatite A e a da raiva. Também existe uma vacina injetável da pólio que é feita de vírus inativado.
Em estudos de fase 1 e 2, que medem de forma inicial a segurança e a eficácia de uma vacina, a CoronaVac foi apontada como segura. Os resultados dos estudos foram publicados em novembro na revista científica “The Lancet”, uma das mais importantes do mundo.
A vacina também se mostrou segura nos estudos de fase 3. As reações mais comuns nos participantes foram dor no local da vacinação, dor de cabeça, fadiga e dores musculares.
Não houve efeitos colaterais graves. Houve reações alérgicas em 0,3% dos participantes, mas sem anafilaxia (reação alérgica grave).
Vacina de Oxford
Já a vacina de Oxford, que será fabricada em solo brasileiro pela Fiocruz, usa a tecnologia de vetor viral. Ela também não é capaz de causar a Covid-19.
Nesse tipo de vacina, os pesquisadores usam um outro vírus, modificado, para introduzir parte do material genético do coronavírus Sars-CoV-2 no organismo e induzir a resposta do sistema de defesa do corpo.
Infográfico mostra como funciona uma vacina de vetor viral
Arte G1
No caso da vacina de Oxford, os efeitos colaterais mais comuns relatados em voluntários foram dor no local da aplicação, dor de cabeça, cansaço, dores musculares, calafrios, febre e náusea. A maioria das reações foi leve ou moderada e se resolveu poucos dias após a aplicação da vacina.
EFEITOS COLATERAIS: o que se sabe sobre a segurança dos imunizantes contra a Covid-19
Além disso, a vacina de vetor viral também não causa alterações no nosso próprio material genético, o DNA (veja vídeo abaixo).
Existe vacina melhor? Grávida pode tomar? Altera o DNA? Drauzio Varella e especialistas respondem dúvidas
Veja VÍDEOS com novidades sobre as vacinas contra a Covid-19

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.