Robô da Nasa tira selfie em frente a monte marciano batizado em homenagem a cidade francesa

O robô Curiosity registrou uma formação rochosa que recebeu o nome de ‘Mont Mercou’, o mesmo de uma montanha localizada em Nontron, no sudoeste da França. Robô Curiosity faz nova selfie em Marte
NASA/JPL-Caltech/MSSS
O robô Curiosity da Nasa, a agência espacial americana, registrou uma nova selfie em Marte. A fotografia foi feita em 26 de março e divulgada nesta terça-feira (30).
Dessa vez ele posou ao lado de uma formação rochosa batizada como Mont Mercu, o mesmo nome dado a uma montanha próxima à cidade francesa de Nontron.
Esse é o mais recente registro da missão que está há oito anos no planeta vermelho.
Mont Mercu, em Marte
NASA/JPL-Caltech/MSSS
O Mont Mercou de Marte tem seis metros de altura e é formado por um material argiloso, que foi retirado pelo equipamento e será processado para pesquisas.
Toda a área explorada pela Curiosity neste momento recebeu nomes da região francesa porque os cientistas encontraram nontronita por lá, um minério comum em Nontron, no sudoeste da França.
É comum que missões de exploração em superfícies usem apelidos para nomear pontos importantes, dessa maneira eles conseguem estabelecer relações com rochas, tipo de solo e outras formações geológicas.
3 mil dias
A primeira imagem do Curiosity foi feita apenas 15 minutos após a aterrissagem, em 5 de agosto de 2012 – relembre como foi no vídeo abaixo.
O equipamento está há mais de 3 mil dias marcianos em Marte, e usa o sistema da Nasa que orbita o planeta, o Mars Reconnaissance Orbiter (MRO).
No planeta vermelho, os dias têm 25 horas e o tempo de missão já cumprido no calendário da Terra equivale a 2,45 mil dias.
Curiosity busca indícios de vida em Marte
