a
Todos os direitos reservados 2023
Cardoso Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Situação no Brasil é 'muito difícil' e vacinação é saída contra variantes, diz diretor de instituto nos EUA

Cardoso Advogados Associados > Covid  > Situação no Brasil é 'muito difícil' e vacinação é saída contra variantes, diz diretor de instituto nos EUA

Situação no Brasil é 'muito difícil' e vacinação é saída contra variantes, diz diretor de instituto nos EUA


Anthony Fauci disse que vacinação é a melhor estratégia possível contra nova variante brasileira, detectada inicialmente em Manaus, mas já registrada em pacientes dos Estados Unidos. Anthony Fauci, infectologista chefe da Casa Branca, usa máscara durante entrevista coletiva em fevereiro
Jonathan Ernst/Reuters
O infectologista americano Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA e um dos principais integrantes da força-tarefa criada pela Casa Branca contra a Covid-19, disse nesta quarta-feira (3) que a situação do Brasil é “muito difícil” e a que a vacinação em massa é a saída contra as novas variantes do coronavírus, como a P.1., detectada inicialmente em Manaus e em disseminação em outros países, incluindo os Estados Unidos.
“É realmente uma situação muito difícil em que se encontra o Brasil. É muito difícil porque mesmo com a infecção do vírus original que estava circulando, na verdade, após a recuperação deste vírus, não há proteção contra a reinfecção da variante em circulação no Brasil. A melhor coisa a ser feita é vacinar o maior número de pessoas e o mais rápido o possível”, disse Fauci.
Variante brasileira do coronavírus é mais transmissível, capaz de driblar sistema imune e causar reinfecção, aponta pesquisa
VACINAS E VARIANTES: entenda como o perfil das vacinas influencia a eficácia contra as mutações
Brasil tem curva de mortes mais acelerada entre países com mais óbitos por Covid-19
O infectologista americano disse que conversou com o cientista David Ho, virologista em Nova York, e que ele explicou que mesmo que as novas variantes apresentem uma resistência diferente às vacinas, como uma redução na produção de anticorpos, os imunizantes ainda gerariam uma resposta suficiente após duas doses.
“É provável que a produção [de anticorpos] que você obtém com as duas doses de uma vacina de mRNA seja capaz de proteger de forma bem razoável contra isso [novas variantes]”.
Fauci disse nesta semana ao jornal “The Washington Post” que os Estados Unidos devem focar em aplicar duas doses das vacinas contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech e da Moderna. Segundo ele, adiar uma segunda dose para proteger mais norte-americanos criaria novos riscos, como permitir que variantes se disseminem.
“Estamos dizendo às pessoas que (duas doses) é o que deveriam fazer… e depois dizemos ‘opa, mudamos de ideia?'”, disse Fauci. “Acho que isso seria um ruído na comunicação, para dizer o mínimo.”
Ele acrescentou que conversou nesta segunda-feira (1°) com autoridades de saúde do Reino Unido, que optaram por adiar as segundas doses por priorizarem dar às pessoas mais doses mais rapidamente. No entanto, Fauci disse que a estratégia não faria sentido nos EUA.
“Não se sabe o quão durável esta proteção é”, explicou.
Situação no Brasil
De acordo com levantamento do consórcio de veículos de imprensa, o Brasil registrou 1.726 mortes pela Covid-19 nesta terça-feira (2), recorde desde o início da pandemia. Com isso, o país chegou ao total de 257.562 óbitos desde o começo da pandemia.
A média móvel de mortes no Brasil nos últimos sete dias até terça chegou a 1.274, aumento de 23% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.
Nos últimos dias, estados anunciaram novas medidas de restrição para tentar conter o avanço da doença e o risco de colapso no sistema de saúde. Em boa parte deles, a ocupação de leitos de UTI por pacientes graves de Covid-19 está próxima de 100%.
Vídeos: novidades sobre vacinas contra a Covid-19

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.