a
Todos os direitos reservados 2023
Cardoso Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Um ano de pandemia: UFJF faz balanço de pesquisas, ensino remoto e parcerias contra a Covid-19

Cardoso Advogados Associados > Covid  > Um ano de pandemia: UFJF faz balanço de pesquisas, ensino remoto e parcerias contra a Covid-19

Um ano de pandemia: UFJF faz balanço de pesquisas, ensino remoto e parcerias contra a Covid-19


A instituição fez mais de 26 mil exames de detecção do coronavírus, além de usar os laboratórios para produção de sabão para famílias vulneráveis e o cessão do espaço físico para dive-thru de vacinação. Centro de Ciências da UFJF
Rafael Antunes/G1
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou na última semana o balanço das ações realizadas pela instituição para a prevenção e o combate ao longo de um ano da pandemia da Covid-19. O período foi marcado por pesquisas, ensino remoto e parcerias.
A Administração da instituição destacou “a capacidade de resiliência, adaptação e mobilização da Universidade em favor da sociedade, mesmo em cenários adversos, de cortes orçamentários e de desalento público”.
Desde que foi autorizada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) a realizar exames de detecção do coronavírus, em maio de 2020, a UFJF fez mais de 20.650. Além disso, laboratórios foram usados para produção de sabão para famílias vulneráveis e o espaço físico tem sido usado dive-thru de vacinação contra a Covid-19.
Suspensão e ensino remoto
No dia 17 de março de 2020, o Conselho Superior (Consu) da instituição decidiu suspender as aulas presenciais devido à confirmação do primeiro caso de coronavírus em Juiz de Fora. Ainda no mesmo mês a instituição criou o Comitê de Monitoramento e Orientação de Conduta.
Alunos da UFJF recebem notebooks para uso durante período de ensino remoto
UFJF/Divulgação
Diante do agravamento da situação em todo o país e a imprevisibilidade do retorno com segurança às aulas presenciais, no mês de agosto o Consu aprovou o ensino remoto emergencial nos cursos de graduação e foi definido o novo calendário acadêmico para a UFJF.
As atividades foram cumpridas integralmente de forma remota e, nesta semana, a instituição divulgou a data para início do primeiro semestre letivo de 2021, que começa em maio para os cursos que podem seguir com o ensino remoto. A UFJF discute atualmente a possibilidade de um modelo híbrido para atender aqueles que dependem das disciplinas práticas.
Pesquisa e produção
Com o afastamento das salas de aula, professores se dedicaram tano às pesquisas para descoberta de uma vacina quanto para produção de sabão para doações a famílias em situação de vulnerabilidade, para higienização das mãos e prevenção ao coronavírus.
Sabão feito na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
UFJF/Divulgação
De acordo com levantamento feito recentemente pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp), a UFJF tem 97 pesquisas em desenvolvimento relacionadas ao enfrentamento da Covid-19 nas mais diversas áreas do conhecimento.
Uma destas iniciativas está a produção de 36.294 viseiras de proteção “face shield” para serem doadas para trabalhadores que atuam à frente de serviços essenciais em hospitais e instituições de saúde de Juiz de Fora, produzidas pelo Grupo de Robótica Inteligente (Grin) e o Laboratório de Modelagem Digital e Prototipagem (Laprot).
A Farmácia Universitária, o Instituto de Ciências Exatas (ICE) e o Departamento de Química, com o apoio de demais laboratórios da instituição, fabricaram e doaram ao todo três mil litros de álcool em gel, 11.200 litros de sabonete e 8.930 barras de sabão, os dois últimos produzidos a partir do insumo de mais de 1.620 litros de óleo doados pela sociedade civil.
Exames de Covid-19
Desde abril de 2020, a UFJF e a Prefeitura de Juiz de Fora firmaram uma parceria para a realização testes gratuitos do tipo RT-PCR para detecção do novo coronavírus. Até a última quarta-feira (17), a universidade havia feito 20.650 exames.
Realizadas pelo Grupo de Modelagem Epidemiológica e motivadas pela parceria entre a UFJF e a Prefeitura, as notas sistematizam dados de fontes oficiais sobre a pandemia, para analisar possíveis cenários frente aos efeitos da pandemia na cidade. Dessa forma, os pesquisadores auxiliam diretamente nos planos de contingenciamento de leitos, profissionais e equipamentos de saúde.
As informações são publicadas na plataforma JF Salvando Todos, que conta com números e gráficos atualizados sobre a pandemia do novo coronavírus. Além disso, são divulgados boletins e vídeos informativos que reúnem, periodicamente, informações de destaque, como os dados de letalidade e de transmissão da Covid-19.
Na última semana, um estudo realizado na UFJF confirmou a presença das variantes britânica e brasileira do coronavírus em Juiz de Fora. A informação serve para embasar ações que contribuam para a saúde pública e a contenção da disseminação do vírus.
Variantes do novo coronavírus foram detectadas em laboratório da UFJF em Juiz de Fora
Ester Vallim/G1
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campo das Vertentes
Initial plugin text

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.