Universidade gaúcha tem projeto de inclusão digital que dá protagonismo aos idosos
Aulas on-line vão de cultura do cancelamento a como fazer um bom churrasco Na semana passada, teve início o curso on-line sobre como preparar um churrasco de primeira, que abrange da escolha das carnes até os espetos mais adequados. O que torna essa oficina especial é que o professor, Carlos Felipe Lopes de Souza, é um dos alunos da Unidade de Inclusão Digital de Idosos (Unidi) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. “Queremos que os idosos sejam também multiplicadores de conhecimento, por isso ajudamos na montagem das aulas, mas o conteúdo é do Carlos, que se interessou em compartilhar sua experiência”, explica Leticia Rocha Machado, que coordena a iniciativa desde a sua criação, em 2009.
Alunas em curso presencial antes da pandemia
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Com formação em pedagogia, mestrado em gerontologia biomédica e dois doutorados, em educação e informática em educação, ela conta que a Unidi começou com um laboratório de informática: “num primeiro momento, os idosos estavam interessados em mexer no computador. Com o tempo, surgiram novas demandas, como dominar as funções dos smartphones. Nosso objetivo é construir competências para que eles naveguem com segurança na internet, identificando fake news e se protegendo de golpes”.
Idosos participam do Salão da UFRGS em 2019
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Com a pandemia, os cursos, que normalmente duram um semestre, passaram a ser on-line e até mais concorridos. A idade média gira em torno de 72 anos, mas a decana tem 87 – 80% são mulheres. Há lives abertas para o público em geral – a última foi sobre a cultura do cancelamento – e os alunos agora se dedicam a realizar vídeos em stop motion (um tipo de técnica de animação). “Optamos por um curso de vídeo depois de recebermos muitos depoimentos sobre angústia e depressão. Decidimos buscar algo leve, mexendo com imagens”, disse a doutora Leticia, que lidera uma equipe de seis pesquisadoras. As próximas metas já estão definidas: ampliar o número de idosos multiplicadores de conhecimento e criar influenciadores digitais acima dos 60. “Estão todos mobilizados para mostrar seu potencial”, afirma.
Parte da equipe Unidi: da esquerda para a direita, Leticia Machado, Bruna Slodkowski, Tássia Grande, Jozelina Mendes, Deyse Sampaio
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