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A Importância de um Bom Relacionamento entre Cliente e Advogado: Por que eles são o Maior Ativo do escritório?

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A Importância de um Bom Relacionamento entre Cliente e Advogado: Por que eles são o Maior Ativo do escritório?

Como advogados, entendemos a importância do nosso papel na vida dos nossos clientes. Muitas vezes, somos a única linha de defesa que nossos clientes possuem contra acusações criminais ou problemas jurídicos complexos, inclusive podemos ser a ponte que apazigua um litígio de família.

Neste artigo, abordaremos a importância de manter um bom relacionamento com o cliente e como isso pode ser feito. Além disso, exploraremos por que os clientes são o maior ativo da nossa empresa e como essa relação pode beneficiar ambas as partes.

A importância de manter um bom relacionamento com o cliente

Manter um bom relacionamento com nossos clientes é fundamental para o sucesso de qualquer empresa de advocacia. Isso ocorre porque o relacionamento que temos com nossos clientes afeta diretamente sua satisfação valendo destacar que clientes satisfeitos são mais propensos a recomendar nossos serviços a amigos e familiares, aumentando nossa base de clientes e, por sua vez, nossa receita.

O mais importante a saber é que independente da possibilidade de se prospectar cliente através do cliente, manter um bom relacionamento com o cliente simplesmente é a coisa certa a se fazer. Como advogados, estamos aqui para ajudar as pessoas, e é nosso dever fornecer serviços de alta qualidade e um alto nível de atendimento ao cliente isso é nossa obrigação.

A relação de advogado e cliente é personificada pela confiança, onde a qualquer tempo qualquer uma das partes podem interromper este relacionamento, em relação a nós advogados, isso é possível desde que seja observado o estatuto da OAB e os prazos para manutenção do patrocínio.

Como manter um bom relacionamento com o cliente

Existem várias maneiras de manter um bom relacionamento com o cliente. Aqui estão algumas das mais eficazes:

Comunicação clara e eficaz

A comunicação clara e eficaz é fundamental para manter um bom relacionamento com o cliente. É importante manter os clientes informados sobre o andamento de seus casos e responder prontamente a quaisquer perguntas ou preocupações que possam ter. Além disso, é essencial usar uma linguagem clara e concisa ao se comunicar com os clientes, evitando jargões jurídicos que possam ser confusos.

Para aqueles clientes que acabam ultrapassando o razoável querendo respostas do processo aos finais de semana ou até mesmo ligando na madrugada, é importante antes da contratação informar ao cliente a forma como o advogado irá responder as demandas dele, se será por whatsapp, email ou através de atendimentos no escritório, também é importante estipular os horários e os prazos que o advogado terá para responder estas solicitações, neste caso entendemos que a máxima “o combinado não sai caro” é perfeitamente aplicável.

Entendimento das necessidades do cliente

Entender as necessidades do cliente é fundamental para manter um bom relacionamento. Ao compreender as necessidades específicas do cliente, podemos personalizar nossos serviços para atender às suas necessidades exclusivas e fornecer soluções jurídicas mais eficazes.

Neste aspecto a empatia é algo valioso a se aplicar na relação advogado-cliente, onde devemos sempre tentar entender ao máximo os motivos que fizeram com que o cliente se colocasse naquela situação, sem julgamentos ou cobranças, nosso trabalho neste momento é arrumar a bagunça que existe e não remoer os motivos que levaram a ela.

É claro que o bom advogado sempre irá orientar seu cliente tomando como base os erros cometidos no passado para que eles não voltem a se repetir, não existe melhor maneira de orientar da forma correta apontando os erros do passado e demonstrando os remédios para corrigi-los.

Estabelecimento de expectativas realistas

É importante estabelecer expectativas realistas com o cliente desde o início. Isso significa explicar claramente os possíveis resultados de seu caso e quaisquer limitações que possam existir em relação aos serviços que podemos fornecer. Isso ajudará a garantir que o cliente tenha uma compreensão clara do que esperar e reduzirá o risco de desapontamento ou insatisfação.

Por que o cliente é o maior ativo da nossa empresa

Embora possa ser fácil se concentrar em questões financeiras e outros indicadores de desempenho, é importante lembrar que os clientes são o maior ativo de nossa empresa. Isso ocorre porque os clientes são a razão pela qual estamos no negócio, para resolver problemas e estabelecer metas e parâmetros para se evitar tantos outros, é disso que trata a advocacia é aí que temos a oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas. Além disso, os clientes são uma fonte valiosa de feedback e podem fornecer insights importantes sobre como podemos melhorar nossos serviços e processos.

Ao reconhecer a importância do cliente, podemos adotar uma abordagem centrada no cliente que coloca suas necessidades e preocupações em primeiro lugar. Isso pode levar a um relacionamento mais forte e duradouro com o cliente e, em última análise, pode levar a um maior sucesso comercial.

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