a
Todos os direitos reservados 2023
Cardoso Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Anvisa suspende de forma cautelar lotes da vacina CoronaVac

Cardoso Advogados Associados > Covid  > Anvisa suspende de forma cautelar lotes da vacina CoronaVac

Anvisa suspende de forma cautelar lotes da vacina CoronaVac


Mais de 12 milhões de doses da vacina foram envasados em planta não autorizada pela Agência e, por isso, terão uso suspenso. Outros 9 milhões de doses envasadas na mesma planta estão em tramitação de envio e terão distribuição proibida. Lote de CoronaVac sendo entregue ao Ministério da Saúde pelo Instituto Butantan em 23 de agosto.
Divulgação/Secom/GESP
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou neste sábado (4) que adotou medida cautelar para interditar pelo menos 25 lotes da vacina CoronaVac, proibindo a distribuição e uso de doses envasadas em planta não aprovada pelo órgão.
Na sexta-feira (3), a Anvisa foi informada pelo Instituto Butantan que o parceiro Sinovac, fabricante da vacina, enviou para o Brasil, na apresentação frasco-ampola (monodose e duas doses), 12.113.934 doses.
Porém, segundo a Agência, a unidade fabril responsável pelo envase não foi inspecionada e não foi aprovada na Autorização de Uso Emergencial concedida à CoronaVac.
Anvisa suspende e manda investigar importação e uso da proxalutamida no Brasil
O Instituto Butantan informou ainda, segundo a Agência, que outros 17 lotes, também envasados no local não inspecionado pela Anvisa, totalizando 9 milhões de doses, estão em tramitação de envio e liberação ao Brasil.
O G1 teve acesso ao ofício enviado nesta sexta (3) à Anvisa. No documento, o diretor do Butantan, Dimas Covas, afirma que técnicos do Instituto analisaram as informações disponíveis nos lotes e apontam segurança e qualidade das vacinas.
No texto, Dimas Covas solicita autorização para que as vacinas sejam aplicadas em caráter emergencial e não comprometer o programa de imunização nacional.
“Gostaríamos também de solicitar a este I. Gabinete, a autorização de utilização, em caráter excepcional, das doses da vacina que se encontram já distribuídas, bem como a autorização para utilização das doses que ainda estão em tramitação de liberação e envio para o Brasil (lotes listados no anexo), para que não haja comprometimento na continuidade da vacinação da população”, afirma o diretor do Butantan no ofício.
O G1 entrou em contato com o Instituto e aguarda retorno.
Que vacina é essa? Coronavac
A agência informa que ainda nesta sábado publicará duas Resoluções (RE) na Edição Extra do Diário Oficial da União determinando: a “interdição cautelar proibindo a distribuição e uso dos lotes envasados na planta não aprovada”; “a proibição de distribuição dos lotes ainda não distribuídos”.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.