a
Todos os direitos reservados 2023
Cardoso Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Após ficar fora do ar, CNPq diz que plataforma Lattes está novamente acessível

Cardoso Advogados Associados > Covid  > Após ficar fora do ar, CNPq diz que plataforma Lattes está novamente acessível

Após ficar fora do ar, CNPq diz que plataforma Lattes está novamente acessível


Em nota divulgada neste domingo (8), CNPq informou que está restabelecido o acesso à plataforma. Na sexta-feira (6), o presidente do órgão, Evaldo Vilela, havia informado que as informações foram todas preservadas. O CNPq informou neste domingo (8) que o acesso à Plataforma Lattes foi restabelecido, após ficar 15 dias fora do ar.
A plataforma reúne sistemas onde cientistas, professores e pesquisadores do Brasil devem registrar seus currículos para conseguirem bolsas de pesquisa, vagas em universidades e participarem de editais e concursos.
“Esse restabelecimento inclui a possibilidade de atualização dos currículos e de cadastro de novos usuários”, informou o CNPq, por meio de nota.
O órgão acrescentou que foi restaurado, também, o serviço de extração do Lattes, que permite, a mais de 300 instituições de ensino e pesquisa, a extração dos currículos de seus pesquisadores, docentes e discentes”, informou o CNPq, por meio de nota.
Prioridade absoluta
Na sexta-feira (6), o presidente do órgão, Evaldo Vilela, disse que o restabelecimento da plataforma era uma prioridade absoluta do CNPq. Ele assegurou que nenhuma informação foi perdida durante o tempo em que o sistema ficou fora do ar.
Ainda de acordo com o presidente do CNPq, o problema aconteceu em um equipamento antigo, durante um processo de migração para storages novos, que foram adquiridos no final do ano e entregues no primeiro semestre.
Ele explicou que um dos antigos equipamentos onde os dados estavam armazenados “apagou”, de certa maneira, mas foi recuperado, sem que nada de seu conteúdo tenha sido perdido. “Mas ele está lento. Então temos que tomar muito cuidado porque preservamos todos os dados, e temos que retirá-los com certa cautela. Não podemos ‘apressar’ o equipamento. Mas estamos conseguindo”, garantiu.
Vilela garantiu ainda que estão sendo tomadas providências para que problemas futuros sejam evitados. “Já reservamos recursos e tem inclusive algumas universidades que estão se preparando para nos ajudar com seus departamentos de TI para que tudo seja reformado, atualizado, vamos colocar muito mais coisas nas nuvens também”, adiantou.
Plataforma Lattes
O Lattes foi uma das áreas afetadas por um problema que retirou do ar todos os sistemas e plataformas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, identificado no dia 23 de julho.
A Plataforma Lattes reúne quatro sistemas onde cientistas, professores e pesquisadores do Brasil devem registrar seus currículos para conseguirem bolsas de pesquisa, vagas em universidades e participarem de editais e concursos. O órgão garante que o pagamento das bolsas não será afetado e não depende da restauração completa dos sistemas.
Exemplo de currículo de pesquisador cadastrado na plataforma Lattes, do CNPq.
Reprodução
Na terça-feira (3) foi restabelecido o acesso parcial aos sistemas e plataformas com currículos de pesquisadores no Brasil. Não é possível ainda, porém, fazer atualizações, mas estão disponíveis as opções de impressão e download.
Veja também:
Brasil deixa milhares de cientistas no limbo
Fiquei desesperado, diz estudante do CE que concorre a doutorados
Pesquisador da Ufal teme perder um ano de trabalho
Na UnB, pesquisadores temem problemas em financiamento
CNPq irá incluir período de licença maternidade e paternidade no currículo Lattes
O CNPq, a agência federal de fomento à pesquisa, tem a maior e mais importante plataforma científica do Brasil, reunindo toda a produção cientifica nacional, como projetos, pesquisas e trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e universidades brasileiras. O órgão também é responsável pelo pagamento de bolsas a cientistas no país.
Mulheres cientistas comentam sobre como conciliar maternidade, trabalho e pesquisas
Vídeos: os 10 mais vistos da semana

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.