Asteroide do tamanho de ônibus escolar passa 'perto' da Terra
Nesta quinta (24), ele deve chegar a 22 mil km de distância do nosso planeta. A Nasa, a agência espacial americana, assegurou que não haverá uma colisão. Animação do Centro da Nasa para Estudo de Objetos Próximos à Terra mostra a trajetória do asteroide 2020 SW enquanto passa – ao longe – da Terra nesta quinta-feira (24). A animação também mostra a localização de um satélite em sincronia com a Terra, orbitando a cerca de 36 mil km acima da Linha do Equador.
Nasa/JPL-Caltech
Um asteroide passa “perto” da Terra na manhã desta quinta-feira (24), anunciou a Nasa, a agência espacial americana. Mas não há motivo para pânico: ele ainda deve ficar a 22 mil km de distância do nosso planeta – cerca de quatro vezes a distância entre Uiramutã (RR) e o Chuí (RS), as cidades mais ao norte e mais ao sul do Brasil, respectivamente.
O asteroide tem de 5 a 10 metros de largura, segundo a Nasa, aproximadamente o tamanho de um pequeno ônibus escolar. O nome oficial do objeto é 2020 SW.
Ilustração mostra o asteroide 2020 SW viajando através do espaço.
Nasa/JPL-Caltech
“Embora não esteja em uma trajetória de impacto com a Terra, se estivesse, a rocha espacial quase certamente se quebraria no alto da atmosfera, tornando-se um meteoro brilhante conhecido como bola de fogo”, informou a agência espacial americana.
De acordo com Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS, na sigla em inglês) da Nasa, existem vários asteroides “minúsculos” como este – e eles se aproximam do nosso planeta várias vezes por ano.
“Na verdade, asteroides desse tamanho impactam nossa atmosfera cerca de uma ou duas vezes por ano, em média”, explicou Chodas.
Segundo a Nasa, o momento em que o asteroide passou mais perto do planeta foi às 8h12 da manhã desta quinta (horário de Brasília), sobre o sudeste do Oceano Pacífico.
O asteroide vai continuar sua jornada ao redor do Sol, não retornando às vizinhanças da Terra até 2041 – quando fará um sobrevoo muito mais distante.