a
Todos os direitos reservados 2022
Cardoso & Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Atos de 7 de setembro são ‘extremamente preocupantes’ diz Peluso

Cardoso Advogados Associados > Covid  > Atos de 7 de setembro são ‘extremamente preocupantes’ diz Peluso

Atos de 7 de setembro são ‘extremamente preocupantes’ diz Peluso

As manifestações convocadas pelo presidente Jair Bolsonaro para o dia 7 de setembro são “extremamente preocupantes” na visão do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cezar Peluso. Em entrevista ao Valor Econômico, Peluso avaliou que os atos podem ter consequências práticas imprevisíveis.

  • A pandemia mostrou que a inovação será cada dia mais decisiva para seu negócio. Encurte caminhos, e vá direto ao ponto com o curso Inovação na Prática

“Eu não sei dizer se essas manifestações levarão à ruptura [institucional], mas são extremamente preocupantes porque as consequências práticas são imprevisíveis. Não sabemos de que modo esses atos vão se dar, se de maneira ordeira ou provocativa e com intimidação”, afirmou.

Para Peluso, que integrou a corte entre 2003 e 2012, um dos pontos de atenção dos governos estaduais deve ser a participação de policiais militares. Embora PMs da ativa sejam proibidos de participar de atos por lei, Bolsonaro tem incentivado que os policiais compareçam às manifestações.

“[A participação de PMs] é ruim na medida em que isto viola o estatuto disciplinar dos militares, e aí cria-se um princípio de certa desordem interna para as polícias militares, o que evidentemente não é alguma coisa que se possa ter como tranquila”, diz.

Uma das bases mais fortes hoje do bolsonarismo, a participação de policiais militares preocupa os governadores pelo potencial de violência que pode vir de homens armados e atraídos pela ideia de dar endosso às ameaças veladas de golpe de Bolsonaro.