a
Todos os direitos reservados 2023
Cardoso Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Cientistas da Unicamp descobrem mecanismo que zika vírus usa para enganar organismo

Cardoso Advogados Associados > Covid  > Cientistas da Unicamp descobrem mecanismo que zika vírus usa para enganar organismo

Cientistas da Unicamp descobrem mecanismo que zika vírus usa para enganar organismo


Descoberta abre caminho para o desenvolvimento de remédio que possa evitar casos mais graves da doença. Pesquisadores descobrem proteína que pode abrir caminho para remédios contra vírus da zika
Pesquisadores da Unicamp, em Campinas (SP), identificaram o mecanismo que pode explicar o motivo de uma parcela das pessoas infectadas pelo zika vírus desenvolver quadros neurológicos graves ou ter bebês com microcefalia. Foi verificado que este grupo apresenta excesso de uma proteína chamada Gas6, que seria utilizada pelo vírus para “enganar o organismo”. A descoberta abre caminho para o desenvolvimento de um remédio que possa evitar os casos mais graves da doença.
Segundo o cientistas, a Gas6 participa de um processo natural do corpo de eliminar células mortas sem provocar inflamação. É nela que o vírus se ligaria para passar despercebido durante a limpeza celular do organismo.
José Luiz Proença Módena, professor do Instituto de Biologia da Unicamp, explica que essa estratégia inibe a resposta que a célula teria contra o vírus, permitindo que ele se reproduza e provoque os quadros mais graves. Conhecer o caminho é o primeiro passo para combater a doença.
“Abre todo uma via de mecanismo de ação, que você pode formular drogas para inibir essa via de entrada silenciosa”, pontua Módena.
Vírus da zika causa microcefalia em bebês, entre outras malformações
AP Photo/Felipe Dana
Os cientistas chegaram ao resultado depois de iniciar uma força-tarefa em 2016, em conjunto com outros centros de pesquisa do Brasil e do exterior. O resultado da descoberta foi publicado em uma revista científica internacional.
O vírus da zika é transmitido pelo mosquito aedes aegypti, o mesmo da dengue, e os casos da doença explodiram no Brasil em 2016 – naquele ano, cerca de 200 mil pessoas foram infectadas, com milhares de bebês nascendo com microcefalia. Neste ano, o país registra 2 mil casos de zika.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.