a
Todos os direitos reservados 2023
Cardoso Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Cientistas revivem micróbios de mais de 100 milhões de anos enterrados no fundo do mar

Cardoso Advogados Associados > Covid  > Cientistas revivem micróbios de mais de 100 milhões de anos enterrados no fundo do mar

Cientistas revivem micróbios de mais de 100 milhões de anos enterrados no fundo do mar


Os organismos foram encontrados no Pacífico Sul e ficaram adormecidos por 101,5 milhões de anos. Imagem mostra os micro-organismos encontrados no fundo do Pacífico Sul que ficaram adormecidos por 101,5 milhões de anos
Divulgação/IODP/JRSO
Pesquisadores dos Estados Unidos e do Japão conseguiram reviver micróbios que ficaram adormecidos no fundo do Pacífico Sul por 101,5 milhões de anos. O estudo publicado nesta terça-feira (28) pela revista “Nature Communications” dá pistas sobre a duração da vida na terra.
Os cientistas encontraram os seres microscópicos em amostras de argila coletadas a mais de 74 metros do solo marítimo –que fica coberto por quase 6 km de água– com a ajuda de um barco de pesquisa, o Joides Resolution.
Os micróbios são apontados como os organismos vivos mais antigos do planeta. Cerca de 99% dos encontrados pelos exploradores datam da era dos dinossauros e estavam presos entre os sedimentos sem nenhum tipo de nutriente.
Yuki Morono, geomicrobiologista da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia, explicou à agência de notícias Reuters que os micro-organismos ficaram incubados por 557 dias antes do anúncio. Em um laboratório, eles foram “alimentados” com carbono, nitrogênio, amônia e aminoácidos.
Com o cuidado dos cientistas, os micróbios cresceram, se multiplicaram e foi possível identificar diversas atividades metabólicas.
Pesquisadores Yuki Morono, Laurent Toffin e Steven DÕHondt trabalhando a bordo do navio de pesquisa JOIDES
Divulgação/IODP/JRSO
Reportagem em atualização.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.