a
Todos os direitos reservados 2022
Cardoso & Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Curvas comparam efeito de diferentes vacinas no combate à covid

Cardoso Advogados Associados > Covid  > Curvas comparam efeito de diferentes vacinas no combate à covid

Curvas comparam efeito de diferentes vacinas no combate à covid

Por Alon Feuerwerker*

Seguimos acompanhando a evolução das curvas de casos e mortes por covid-19 em alguns países, especificamente seis, que adotam diferentes vacinas contra o SARS-CoV-2. É um parâmetro para avaliar o efeito de cada imunizante. Há os demais, inclusive os cientificamente bem aceitos, mas este não deixa de ser um achado empírico significativo.

<span class="hidden">-</span>Financial Times/Reprodução

Os gráficos mostram que, especialmente em relação ao número de casos novos proporcionais à população, três países da América do Sul que utilizam principalmente Coronavac e AstraZeneca (Brasil, Uruguai e Chile) continuam no momento melhor que Estados Unidos e Israel (principalmente Pfizer) e Reino Unido (AstraZeneca).

É possível que esses últimos estejam mais antecipados ao sofrer os efeitos da variante delta. É preciso aguardar para saber quando e quanto uma eventual chegada maciça aqui na América do Sul da variante identificada na Índia vai impactar os números e as curvas. De certeza, só saber que quanto mais vacina, qualquer vacina, e mais rápido, melhor.

*Alon Feuerwerker é analista político da FSB Comunicação

Este é um conteúdo da Bússola, parceria entre a FSB Comunicação e a EXAME. O texto não reflete necessariamente a opinião da EXAME.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também