Em pouco mais de um mês, América Latina passa de 100 mil para 200 mil mortes por Covid-19
O Brasil e o México concentram, juntos, 70% do número de mortes confirmadas pelo coronavírus na região. Covas no Cemitério da Cachoeirinha em São Paulo (SP), na tarde de sexta-feira (31), durante pandemia de Covid-19
Rogério Galese/Estadão Conteúdo
Vista das covas no Cemitério da Cachoeirinha em São Paulo (SP), na tarde desta sexta-feira (31), durante a pandemia de Covid-19
ROGÉRIO GALASSE/ESTADÃO CONTEÚDO
O número de mortos na América Latina pela Covid-19 ultrapassou 200 mil na noite deste sábado (1º), segundo contagem da agência Reuters baseada em dados oficiais.
A marca foi alcançada após o Ministério da Saúde do Peru confirmar mais 191 mortes pela doença, alcançando um total de 19.408 óbitos pelo coronavírus. O país está entre os dez no mundo que mais perderam vidas para o novo coronavírus (Sars-Cov-2).
Há pouco mais de um mês, em 24 de junho, a América Latina confirmava 100 mil mortes pela Covid-19. Na mesma data, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que a região ainda não havia chegado ao pico da epidemia.
Dos dez países com mais mortes por Covid-19 no mundo, três estão na América Latina: Brasil, México e Peru.
Países com mais mortes por Covid-19 em 02/08
Altas
Pessoa fantasiada da “morte” passeia por praia em Puerto Morelos, no México, neste domingo (2), convidando as pessoas a voltarem para casa, porque as praias ainda estão fechadas para visitantes por causa da pandemia do novo coronavírus. O México é o terceiro país no mundo que mais perdeu vidas para a Covid-19, atrás de Estados Unidos e Brasil.
Elizabeth Ruiz/AFP
No sábado, o Brasil ultrapassou as 93 mil mortes registradas, e o México confirmou 764 mortes em 24 horas, alcançando 47.472 óbitos. Juntos, os dois países concentram 70% das mortes pela doença na região.
Na sexta (31), o México se tornou o 3º país no mundo com mais mortes pela Covid-19, ultrapassando o Reino Unido e ficando atrás apenas de Brasil e Estados Unidos.
No mesmo dia, o Brasil fechou o mês com o número mais alto de mortes desde o início da pandemia: 32.912. Foi o segundo mês seguido em que mais de 30 mil pessoas perderam a vida para a Covid-19 no país.
CONTÁGIO: Cada pessoa infectada com Covid-19 transmitiu doença para outras 3 nos primeiros meses da epidemia no Brasil, mostra estudo
DISSEMINAÇÃO: Vírus está no comando e define as regras no Brasil, alerta diretor da OMS
Mortes por Covid-19 até 31 de julho no Brasil e em outros países
Guilherme Luiz Pinheiro/G1
No mundo, a doença já tirou mais de 685 mil vidas e registrou mais de 17,8 milhões de casos, segundo monitoramento da Universidade Johns Hopkins. Na sexta-feira (31), a OMS registrou um recorde de casos diários da doença, com 292 mil infecções em 24 horas.
Dos dez países com mais casos, metade é latino-americana: Brasil, México, Peru, Chile e Colômbia –esta última também já ultrapassou a marca das 10 mil mortes, segundo a Johns Hopkins.
Países com mais casos de Covid-19 em 02/08
Oito estados têm alta de mortes por coronavírus, segundo análise da média móvel
Initial plugin text
Busque pelo título do caso