a
Todos os direitos reservados 2023
Cardoso Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Fiocruz desenvolve teste rápido capaz de detectar variantes do coronavírus

Cardoso Advogados Associados > Covid  > Fiocruz desenvolve teste rápido capaz de detectar variantes do coronavírus

Fiocruz desenvolve teste rápido capaz de detectar variantes do coronavírus


Teste RT-PCR consegue identificar mutações das variantes do Brasil, Reino Unido e África do Sul. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já identificou novas variantes em exames de 204 pacientes com o coronavírus. Variante brasileira do coronavírus
Reprodução/GloboNews
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desenvolveu um teste RT-PCR que permite a detecção rápida das novas variantes do coronavírus. Segundo a Fiocruz o novo teste consegue identificar mutações comuns às cepas do Brasil, Reino Unido e África do Sul.
Mutação, variante, cepa e linhagem: entenda o que significam os termos
Especialistas dizem que variante brasileira tem potencial de reinfectar quem já teve Covid
Entenda como o perfil das vacinas influencia a eficácia contra as mutações
“A ferramenta é um produto inovador que foi desenvolvido no nosso laboratório. Existem outros protocolos semelhantes, o que nos dá uma confiança muito grande no resultado”, explicou o pesquisador da Fiocruz, Felipe Naveca.
Os resultados do ensaio foram obtidos com base na testagem de 87 amostras e as linhagens também foram revisadas manualmente.
O Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas será o primeiro a usar o produto. Os kits também estão sendo enviados para Rondônia, Roraima, Mato Grosso do Sul, Ceará e Rio de Janeiro.
“A gente não tem condições de atender a todos, no primeiro momento, porque a quantidade dos insumos comprados não é suficiente para mandar para o Brasil inteiro, mas com essa validação em escala maior, poderemos ter isso em maior quantidade”, comenta Naveca.
Brasileiro foi um dos responsáveis por identificar mutação do coronavírus
204 casos no Brasil
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já identificou novas variantes em exames de 204 pacientes com o coronavírus. São 20 casos da variante do Reino Unido e 184 da brasileira, originada no Amazonas. Não há casos confirmados de infectados com a variante da África do Sul.
O levantamento foi feito pela Secretaria de Vigilância em Saúde a partir das notificações recebidas pelas secretarias estaduais da saúde. Os dados foram contabilizados até 20 de fevereiro.
VÍDEOS: Vacinação no Brasil

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.