João Kepler: 5 passos para testar e minimizar riscos antes de investir
Por João Kepler*
Clichês se tornam clichês por uma única razão: porque eles funcionam! Logo, se tratando do ecossistema empreendedor com toda a sua pluralidade, desafios e oportunidades, por que não testar tudo que for possível antes de investir ainda mais tempo e dinheiro em ideias que podem ser validadas e indicar o melhor caminho a seguir?
Por mais clichê que possa parecer para alguns, um MVP (Minimum Viable Product, ou, em português, Produto Minimamente Viável) é sim a melhor forma de garantir mais acertos e menos retrabalho. Para aqueles que ainda acham que é “perda de tempo” ou “um processo desnecessário”, esse conjunto de testes primários feitos para validar a viabilidade de um negócio através de diversas experimentações práticas, na verdade, otimiza tempo e o resultado final.
Existe um provérbio chinês que diz que “se você quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo afiando o machado”. E essa é a lógica (de forma bem resumida) do MVP. Em seu livro “The Lean Startup” (algo como “A Startup Enxuta”, em português), Eric Ries resume bem a importância do seu entendimento e aplicação: “o MVP é aquela versão do produto que permite uma volta completa do ciclo construir-medir-aprender, com o mínimo de esforço e o menor tempo de desenvolvimento”.
Pensando em tudo isso e na sua importância, preparei um guia com cinco passos fundamentais de como criar um MVP de qualidade e validar a sua ideia antes de investir muito ou buscar investimento. O MVP é uma fase importante do seu negócio, é ele quem vai te dizer se a ideia que você teve é boa mesmo, ou se é uma furada. Por isso, não pule etapas!
Passo 1 – Monte sua equipe pensando em três pontos de vista:
- pessoas com a visão sobre negócios
- pessoas com a visão de produtos
- pessoas com a visão técnica para dizer se o MVP idealizado pode ser produzido com facilidade e em escala.
Passo 2 – Tenha um produto muito bem definido
- para quem é seu produto?
- qual é o nome dele?
- o que ele faz e o que não faz?
- qual é o diferencial?
- o que é o seu produto?
Passo 3 – Conheça bem o seu público
- crie buyer personas
- faça pesquisas em grupos na internet
- monte perfis de clientes ideais
- saiba em quais momentos do dia desse cliente ideal seu produto se encaixa
Passo 4 – É um mínimo produto viável
- corte tudo aquilo que não é essencial para validação
- tenha uma lista de prioridades das funcionalidades do seu produto
Passo 5 – Quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve
- tenha metas claras, mensuráveis e com prazos para serem realizadas;
- decida quais métricas são essenciais para validar seu MVP e coloque sua equipe em busca destes indicadores.
*João Kepler é CEO da Bossa Nova Investimentos
Este é um conteúdo da Bússola, parceria entre a FSB Comunicação e a Exame. O texto não reflete necessariamente a opinião da Exame.
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