a
Todos os direitos reservados 2022
Cardoso & Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Lua azul: domingo terá ‘Blue Moon’ sem mudança de cor; entenda o fenômeno

Cardoso Advogados Associados > Covid  > Lua azul: domingo terá ‘Blue Moon’ sem mudança de cor; entenda o fenômeno

Lua azul: domingo terá ‘Blue Moon’ sem mudança de cor; entenda o fenômeno

Mesmo que a cor seja a mesma de todas as noites, a lua cheia deste domingo (22) pode ser chamada de “Lua Azul” ou “Blue Moon“, como também é conhecido o fenômeno astronômico.

A Lua fica realmente azul apenas em situações raríssimas, quando erupções vulcânicas ou incêndios florestais enviam uma quantidade exagerada de fumaça e poeira fina para a atmosfera, o que altera assim a tonalidade da luz refletida pela lua.

  • O mundo está mais complexo, mas dá para começar com o básico. Veja como, no Manual do Investidor

A expressão “lua azul” é usada para se referir à lua na segunda vez em que entra na fase cheia no mesmo mês. A vez mais recente que isso aconteceu foi em 31 de outubro de 2020, segundo a revista americana especializada Sky & Telescope.

Ciclista pratica mountain bike sob a "lua azul" em Roma, ItáliaMax Rossi/Reuters

De acordo a mesma revista, no entanto, essa não é a definição original do termo, que teria surgido em 1930. Na verdade, a lua azul é a terceira na fase cheia de uma mesma estação do ano, caso deste domingo. A primeira lua cheia deste inverno foi em 24 de junh, a segunda em 23 de julho, e a terceira será neste domingo (22).

A mudança da definição da lua cheia azul teria ocorrido em 1946, quando o astrônomo amador e colaborador frequente do ‘Sky & Telescope’ James Hugh Pruett (1886–1955) interpretou incorretamente a descrição da revista. Assim surgiu a definição mais popular da “Blue Moon” associada à segunda lua cheia de um mesmo mês.

Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.