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Ministério admite instabilidade em emissão de certificado de vacinação contra Covid pelo Conecte SUS

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Ministério admite instabilidade em emissão de certificado de vacinação contra Covid pelo Conecte SUS


Ministério diz que corrigiu parte das falhas e que a emissão do certificado já está disponível no sistema iOS e no site oficial, mas que falha ainda segue em celulares Android. Apesar da nota do governo, usuários de ambos os sistemas ainda apontavam que os problemas persistiam na noite desta segunda (30). Aplicativo Conecte SUS apresenta instabilidade, e brasileiros não conseguem emitir certificado de vacinação
Reprodução
O Ministério da Saúde admitiu nesta segunda-feira (30) que persiste a instabilidade no sistema Conecte SUS Cidadão, plataforma que emite o certificado de vacinação contra a Covid-19 de pessoas que completaram o esquema vacinal (duas doses ou dose única, no caso do imunizante da Janssen).
O sistema demonstrava instabilidade desde a semana passada. No sábado (28), a pasta chegou a enviar nota para a TV Globo afirmando que o aplicativo ficou instável, mas que o problema já teria sido resolvido. Nesta segunda, os reclamações sobre a falha continuaram.
Vacina para viagem internacional: como comprovar proteção completa contra Covid-19?
Após ser questionado pelo G1, o ministério admitiu que o problema persistia e indicava uma solução parcial.
“O Ministério da Saúde esclarece que a instabilidade apresentada na emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, no Conecte SUS Cidadão, foi solucionada e está disponível nos sistemas iOS e por meio do acesso web. No entanto, as correções nos sistemas Android ainda não foram disponibilizadas pela loja. A pasta orienta aos usuários do sistema Android acessarem o Conecte SUS Cidadão pela Web”, informou o governo em nota.
Apesar de o relato do ministério de que o problema seguia apenas para celulares Android, usuários do sistema iOS e também outros que tentaram acessar o site conectesus.saude.gov.br na noite desta segunda ainda apontavam que as falhas continuavam.
Registro dos dados e ‘apagão’
Segundo o ministério, os usuários que não conseguiram acesso ao certificado até 10 dias após a imunização completa devem procurar o local de vacinação, ou secretaria estadual ou municipal de saúde de sua região, para solicitar o registro.
Entretanto, apesar de o governo associar a suposta falha à possível falta de envio de dados por parte das secretarias estaduais, usuários relatam que antes conseguiam emitir o documento corretamente e visualizar o registro das doses, mas essas informações não estão mais disponíveis para toda a base de vacinados.
O certificado emitido pelo aplicativo é importante para viagens internacionais e também já tem uso em território nacional: no Rio de Janeiro, por exemplo, o documento emitido pelo app será uma das formas para comprovar a imunização.
Voluntários também aguardam registro
Brasileiros enfrentam dificuldade para emitir o certificado de vacinação contra Covid
No sábado (28), o Jornal Nacional mostrou que cerca de 7,5 mil voluntários brasileiros que participaram da fase de testes da vacina da Janssen também não foram incluídos até agora no Conecte SUS (veja reportagem no vídeo acima).
Carlos Brites, coordenador da pesquisa da Janssen (BA), disse ao JN que o problema parecia ser geral. “Aparentemente, a questão é a mesma para todos os participantes. Eu acho que é uma questão mais de burocracia, talvez, interna dos órgãos regulatórios.”
Voluntárias da vacina CoronaVac também relataram o mesmo problema no Twitter.
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