a
Todos os direitos reservados 2023
Cardoso Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Mortalidade de pacientes na UTI por Covid-19 cai desde início na pandemia, diz pesquisa

Cardoso Advogados Associados > Covid  > Mortalidade de pacientes na UTI por Covid-19 cai desde início na pandemia, diz pesquisa

Mortalidade de pacientes na UTI por Covid-19 cai desde início na pandemia, diz pesquisa


Pesquisadores observaram que mortalidade de pacientes com novo coronavírus nas UTIs caiu de cerca de 60% para 42% entre março e maio. Enfermeiras cuidam de paciente em UTI para pacientes com Covid-19 em Surrey, na Inglaterra, no dia 22 de maio.
Steve Parsons/Pool via Reuters
Estudos publicados em três continentes publicados na revista científica “Anaesthesia” mostra que a mortalidade de pacientes com Covid-19 nas unidades de terapia intensiva (UTI) caiu em um terço na comparação com o início da pandemia.
De acordo com os dados, a mortalidade do novo coronavírus nas UTIs chegava a 59,5% no fim de março, mês em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia do novo coronavírus. Esse percentual caiu para 41,6% no fim de maio.
O relatório também mostra que o comportamento das mortes em UTI por Covid-19 é semelhante na Europa, na Ásia e na América do Norte. Os dados foram obtidos a partir de 24 estudos com mais de 10 mil pacientes com a doença causada pelo coronavírus SARS-Cov-2.
Ainda assim, segundo os autores, a Covid-19 é mais mortal em UTIs do que outras pneumonias virais, cujas mortalidades em média ficam em 22%.
Por que houve queda?
Paciente com Covid-19 internado em UTI de Atenas, na Grécia, em foto de 7 de abril
Giorgos Moutafis/Arquivo/Reuters
Há várias explicações possíveis, segundo o relatório. Uma delas é o alto grau de aprendizado sobre como lidar com o novo coronavírus ao longo do tempo. Com mais conhecimento sobre os efeitos da Covid-19, dizem os autores, os médicos podem escolher melhor quem precisa mais dar entrada nas UTIs.
Os pesquisadores também citam a descoberta da dexametasona como eficaz para reduzir o tempo de internação em UTIs para casos da doença — medicamento que já vinha sendo usado para pacientes graves de Covid ou outras pneumonias.
Outros fatores, como o alto tempo de internação — muitas vezes, por diversas semanas —, podem ter influenciado nos resultados do estudo.
“Sendo otimistas, enquanto a pandemia continua, podemos estar lidando melhor com a Covid-19”, diz o artigo.
Initial plugin text

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.