a
Todos os direitos reservados 2023
Cardoso Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Mudanças do clima: as previsões do IPCC para a América do Sul

Cardoso Advogados Associados > Covid  > Mudanças do clima: as previsões do IPCC para a América do Sul

Mudanças do clima: as previsões do IPCC para a América do Sul


Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês), órgão da ONU, fez projeções de qual será o impacto do aquecimento global para a América Central e do Sul. Mudanças do clima: as previsões do IPCC para a América do Sul
Reprodução/IPCC
Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) publicado nesta segunda-feira (9) conclui que os seres humanos são responsáveis por um aumento de 1,07°C na temperatura do planeta.
É a primeira vez que o IPCC – um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) – quantifica a responsabilidade das ações humanas no aumento da temperatura na Terra, no documento “Climate Change 2021: The Physical Science Basis”.
Os pesquisadores também fizeram previsões regionais, de qual será o impacto das mudanças no clima, inclusive para a América Central e do Sul. Veja as principais conclusões sobre quais serão as mudanças na região:
Alta confiança de que ocorrerá:
As temperaturas médias provavelmente aumentaram em todas as sub-regiões (veja mais abaixo) e continuarão a aumentar a taxas maiores do que a média global;
Mudança na precipitação média: aumento das chuvas no noroeste da América do Sul (Colômbia, Peru e Equador) e no sudeste da região (Uruguai, Paraguai e parte de Argentina e Brasil – região Sul e partes do Sudeste e Centro-Oeste).
O nível relativo do mar cresceu nas últimas três décadas a uma taxa mais alta do que a média global no Atlântico Sul e no Atlântico Norte. No Pacífico Leste, o crescimento ficou abaixo da média global.
É extremamente provável que o aumento relativo do nível do mar continue nos oceanos ao redor da América Central e do Sul, contribuindo para o aumento das inundações costeiras em áreas baixas e recuo da costa em partes arenosas;
As ondas de calor marítimas também devem aumentar em toda a região ao longo do século 21.
Média confiança de que ocorrerá:
Mudança na precipitação média: redução nas chuvas no nordeste da América do Sul (nordeste do Brasil) e sudoeste da região (Chile e sul do Peru).

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.