a
Todos os direitos reservados 2022
Cardoso & Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Paralimpíadas: empresas que são referência na inclusão de PCD no Brasil

Cardoso Advogados Associados > Covid  > Paralimpíadas: empresas que são referência na inclusão de PCD no Brasil

Paralimpíadas: empresas que são referência na inclusão de PCD no Brasil

Os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 dão visibilidade para as pessoas com deficiência para além do esporte, e trazem a tona a importância da diversidade e inclusão também nos negócios.

  • Faça parte de uma grande revolução e se destaque no mercado: conheça o Programa Líderes do Agora, uma parceria EXAME e FRST Falconi

No Brasil, pela legislação, empresas com até 200 funcionários devem ter 2% de mão de obra oriunda de grupos com algum tipo de deficiência, seja física, mental, intelectual, seja sensorial. Para companhias mais de 1.001 funcionários, a proporção é de 5%. Ainda assim, parte das empresas acabam pagando multas pela falta de contratação. 

Entre as 192 participantes do Guia EXAME Diversidade 2021, apenas 30% indicaram ter metas para reduzir a desproporção dos cargos ocupados por pessoas com e sem deficiência em quadros gerenciais. E das 79% que promovem campanhas de conscientização interna sobre a diversidade para o público, só metade possui grupos de afinidade que trabalham especificamente a inclusão das pessoas com deficiência. 

Uma empresa que vai além da contratação e costuma servir de exemplo para as demais do mercado é a fabricante de cosméticos Natura, onde as PCDs são 7,3% do total de funcionários. A analista de marketing Aline Messias, que atua na área Movimento Natura e faz parte do grupo dedicado a pessoas com deficiência na companhia, aponta como um diferencial um plano de escuta e ação. 

Entendemos que o profissional com deficiência precisa se posicionar e ter equidade de oportunidade sem reforçar um estigma do mercado de coitado ou herói”, diz. Messias tem paralisia cerebral e está na Natura há oito anos. 

Desenvolvimento 

Uma oportunidade de melhorar os indicadores e a retenção é começar pelos cargos de entrada, como faz a farmacêutica Merck com o programa Capacita, em parceria com instituições de ensino. No programa, pessoas com deficiência fazem um ano de estágio remunerado, com possibilidade de efetivação. A iniciativa ajudou a elevar a contratação de pessoas com deficiência para além da cota em 116%.

Já na indústria química Bayer, a gestão da pessoa com deficiência serve de inspiração para os demais escritórios globais da companhia. A diretriz da multinacional de capital alemão é preencher 5% das vagas em todas as unidades e em todos os cargos com pessoas com algum tipo de deficiência até 2030.

Para garantir isso, o time de recursos humanos da operação brasileira da Bayer acompanha de perto os indicadores, conversa com aqueles que parecem estar perto de sair da empresa por alguma dificuldade de desenvolvimento, e trabalha para garantir a retenção. Como resultado, no ano passado os pedidos de demissão dos funcionários com algum tipo de dificuldade na adaptação ao dia a dia da empresa caíram de 10% para 4%.

Além disso, a companhia tem programas específicos para que as pessoas com deficiência desenvolvam ideias e apresentem projetos para gestores. Na última edição, o vencedor identificou uma melhoria de processo no setor de embalagens dos sites, reduzindo em até 30% o custo de uso de embalagens.

Ter esse contato com a liderança é importante também na Ambev. Na fabricante de bebidas o grupo de diversidade voltado para pessoas com deficiência é formado por 15 pessoas incumbidas de compartilhar conhecimentos na liderança, além de facilitar o dia a dia dos funcionários.

“Independentemente da deficiência, todas as pessoas merecem as mesmas oportunidades”, diz Mariana Holanda, que comanda o tema na Ambev. “Um ambiente de alta performance precisa ter diversidade, e isso inclui pessoas com deficiência.”

 

De 1 a 5, qual sua experiência de leitura na exame?
Sendo 1 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta.
1
2
3
4
5

 

Seu feedback é muito importante para construir uma EXAME cada vez melhor.